top of page

17/7/2024      15:21:43

 

 

Administração condominial e a simplificação de pagamentos

Por: Rudi Gonçalves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A gestão de pagamentos no setor imobiliário, especialmente, na administração condominial, é uma das áreas mais complexas e que mais demandam recursos, segundo avaliação de Marcelo Assunção, Ceo de uma fintech que atua no segmento. O executivo defende a simplificação desses processos, como crucial para melhorar a eficiência operacional e proporcionar uma melhor experiência para clientes e gestores.

 

Ao ressaltar a importância da simplificação, Assunção entende que “mais de 80% dos recursos e esforços envolvidos na administração condominial estão relacionados com procedimentos de pagamentos”, afirmou. Para o executivo, esse esforço inclui a obtenção de notas fiscais, informações e documentos de pagamento, o registro dessas informações nos sistemas de gestão e a efetivação dos pagamentos.

 

Com esse objetivo, ele citou quatro pontos, vistos como fundamentais para tornar esses processos mais ágeis e eficientes: 

 

Integração com Administradoras de Condomínios: APIs e arquivos CNAB que facilitam a comunicação e o fluxo de informações entre administradoras e fornecedores dos condomínios;

 

Automatização da Integração: Serviços digitais de troca de arquivos (VANs), na garantia da segurança e eficiência da transferência de informações bancárias.;

 

E a Autorização Digital de Pagamentos: Gestores condominiais podendo autorizar digitalmente pagamentos de forma rápida e segura.

 

Para Assunção, as fintechs são grandes impulsionadoras da evolução desses processos, permitindo maior segurança nas transações, redução de custos operacionais e das tarifas bancárias, mitigando riscos e eliminando erros.

 

"Atender esses pontos fundamentais proporciona tranquilidade para condôminos e síndicos, garantindo pagamentos pontuais e adequados, e simplifica a operação das administradoras, reduzindo custos e aumentando eficiência", comentou.

 

Ainda na avaliação do Ceo, os fornecedores também se beneficiam com a garantia do efetivo recebimento dos valores dos serviços prestados, nas datas pactuadas.

 

Além de agilizar e simplificar transações, a análise dos dados de pagamento permite a desburocratização de linhas de crédito e pode fornecer percepções valiosas para a gestão condominial.

 

“Com dados precisos, foi possível estabelecer um score de risco personalizado e agilizar a liberação de crédito para nossos clientes, identificar possibilidades de renegociação de contratos, controlar orçamentos mais enxutos e gerenciar fluxos de caixa de forma muito mais eficiente,” afirmou o executivo.

Assunção acredita que o entendimento e divulgação dessas informações também contribuem para um ambiente mais transparente e ético, facilitando a entrada de novos investidores e criação de novas oportunidades no mercado imobiliário.

Arquivo

Assunção entende que “mais de 80% dos recursos e esforços envolvidos na administração condominial estão relacionados com procedimentos de pagamentos”

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner de anunciante
Banner de anunciante
Banner de anunciante
bottom of page