8/10/2025 09:57:54
Mercados autônomos nos condomínios atraem 60+ como empreendedores
Por: da Redação
Número de empreendedores 60+ atinge recorde no Brasil. Tecnologia e conveniência, como nos mercadinhos autônomos, tornam o modelo atrativo para quem busca renda e praticidade
O Brasil encerrou 2024 com 4,3 milhões de empreendedores com 60 anos ou mais, o maior número já registrado para essa faixa etária, segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O grupo representa 14,3% do total de donos de negócios no País, um recorde que evidencia a transformação do envelhecimento no Brasil, a terceira idade está cada vez mais ativa, empreendedora e conectada.
As franquias aparecem como uma alternativa segura para esse público. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Alimentação – Comercialização e Distribuição foi um dos que mais cresceram no primeiro trimestre de 2025, com alta de 44%, impulsionado pela sazonalidade da Páscoa e pelo fortalecimento de lojas de conveniência e cafeterias.
Nesse cenário, os mercados autônomos, como o market4u, maior rede do segmento na América Latina, se destacam pela atratividade, baixo custo operacional, simplicidade da gestão via aplicativo e possibilidade de conciliar o negócio com outros planos de vida.
Protagonismo sênior na economia digital
O aumento da longevidade, aliado à melhora da qualidade de vida e à necessidade de complementar a renda, tem incentivado muitos seniores a abrir negócios próprios.
“Com décadas de experiência e conhecimento acumulado, eles buscam se manter ativos, relevantes e financeiramente independentes, mesmo após a aposentadoria. Além de empreender, os 60+ também se destacam como consumidores. Mais familiarizados com tecnologia, valorizam soluções que ofereçam conveniência, segurança e conforto”, avaliou Eduardo Córdova, Ceo e co-fundador da rede.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o percentual de idosos que utilizam a internet saltou de 24,7% em 2016 para 66% em 2023. Apenas entre 2019 e 2023, a expansão foi de 21,2 pontos percentuais, evidência de que esse público está cada vez mais conectado e aberto a novas experiências digitais, como os mercados autônomos. No market4u, por exemplo, os clientes encontram lojas 24 horas sem atendentes, com sistemas de pagamento digitais, que buscam garantir uma experiência de compra ágil e confiável.
“O público 60+ tem mostrado enorme disposição para empreender e, ao mesmo tempo, se destaca como um dos que mais cresce em adesão a novas tecnologias. Aqui, eles encontram um modelo seguro, digital, simples de operar e com apoio da franqueadora, além de uma experiência de consumo prática e acessível, alinhada às suas necessidades”, afirmou Córdova.
A tendência redefine a visão sobre a aposentadoria no Brasil e abre oportunidades para negócios que saibam atender a um perfil exigente e conectado. O protagonismo da terceira idade no mercado deve ganhar ainda mais força nos próximos anos, consolidando um novo olhar sobre envelhecimento e participação econômica.
Sobre o market4u
O market4u é uma rede de mercados autônomos e líder do segmento na América Latina, que atua no formato de franquia desde 2020, mesmo ano de sua fundação. Com tecnologia em seu DNA, a companhia nasceu com o propósito de levar mais tempo, comodidade e segurança para as pessoas dentro dos condomínios residenciais e comerciais.
Hoje, a startup tem mais de 2300 PDXs em 170 cidades brasileiras, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a necessidade de atendentes. Além de ser utilizado no momento da compra, o aplicativo também integra o É Daqui, que funciona como uma rede social do condomínio para anunciar produtos e serviços entre os moradores.
Foto: Freepik (Divulgação)

Além de empreender, os 60+ também se destacam como consumidores.








