CULTURA E LAZER

14/9/2020  12:28:28

 

Paulo Betti fala sobre "Central do Brasil", em Meu Filme Favorito

Por: da Redação

 

O ator, autor e diretor analisará o longa-metragem de Walter Salles que marcou a história do cinema nacional. O encontro acontece ao vivo nesta quinta-feira (17), às 18h e 30m, com mediação do jornalista e crítico de cinema Roger Lerina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ator, autor e diretor Paulo Betti é o convidado da quarta edição virtual do projeto Meu Filme Favorito. Em encontro gratuito marcado para a próxima quinta-feira (17), às 18h e 30m, o artista comentará uma de suas produções cinematográficas preferidas: o longa-metragem Central do Brasil, de Walter Salles. Promovido pelo Instituto Ling e mediado pelo jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina, o bate-papo poderá ser acompanhado ao vivo pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site do instituto.
 
Durante a atividade, o público também poderá enviar perguntas para os ministrantes e acompanhar algumas das cenas mais importantes do filme, estrelado por Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira. A obra coloca em pauta questões sociais da violência, da migração, do analfabetismo, da religião e da pobreza ao contar a história de uma ex-professora que parte em uma viagem pelo interior do Nordeste para ajudar um menino a encontrar seu pai.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após o lançamento, em 1998, o longa-metragem teve repercussão internacional. A produção recebeu o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, além de ser indicada ao Oscar na mesma categoria e de ter recebido prêmios no Bafta e no Festival de Berlim. O filme ainda rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz para Fernanda Montenegro, marcando a primeira vez em que uma artista latino-americana foi nomeada nessa categoria.

 

Paulo Betti atuou em mais de 40 peças de teatro (como Deus da Carnificina, O Doente Imaginário, O Processo, O Boca de Ouro, Viagem a Forli e Do Fundo do Lago Escuro), tendo dirigido 12 delas, além de ter participado de 30 novelas e seriados (Império, A Vida da Gente, Os Imigrantes, Os Maias, Tieta, Engraçadinha, Pedra Sobre Pedra e Comédias da Vida Privada) e 40 filmes (Lamarca, Ed Mort, Doida Demais e A Mulher Invisível). Entre os diversos prêmios recebidos por Betti estão dois Kikitos no Festival de Cinema de Gramado (Melhor Ator Coadjuvante por Infância e Prêmio Especial com a atriz Eliane Giardini por A Fera na Selva), dois Molière (Melhor Diretor Teatral de São Paulo por Na Carreira do Divino e Feliz Ano Velho) e quatro prêmios de Melhor Diretor pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito.
 
Com encontros mensais que destacam grandes obras do cinema nacional e internacional, em bate-papos com participação de diferentes personalidades culturais do Brasil, o projeto Meu Filme Favorito é destaque na programação cultural do Instituto Ling desde 2018. Durante a pandemia, a atividade foi adaptada para o ambiente virtual, expandindo o seu alcance.

Mauro Khouri / Divulgação

Paulo Betti falará sobre uma das suas produções cinematográficas preferidas

Reprodução

Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira estrelam o filme Central do Brasil

PUBLICIDADE

Banner_França_-_145x240.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine