BEM ESTAR

7/3/2021  11:45:17

 

 

Arquitetas desenvolvem projeto para apartamento de apenas 38m²

Por: da Redação

 

Iniciativa utiliza técnicas e móveis multifuncionais para ampliar o espaço

 

Seja por questões econômicas ou praticidade, nos últimos anos, os brasileiros passaram a buscar moradias mais compactas. Segundo a plataforma online Zap, especializada em imóveis, a principal tendência que está em alta são os microapartamentos, chamados Studios - ou para os mais antigos, quitinetes. Para se ter uma ideia, a plataforma, calculou que entre 2012 e 2019 foram lançadas mais de 55 mil unidades nesta categoria. Nesses espaços mais compactos, o estilo de decoração buscado também precisa ser um pouco alterado. É preciso saber aproveitar e valorizar todo o espaço disponível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi pensando nisso que as arquitetas Camila Marinho e Renata Assarito, criaram projeto para um flat de 38m², na região de Guarulhos. “A cliente nos procurou através de indicação. Foi preciso criar um planejamento que coubesse todos os itens desejados, com espaço para home office e receber as visitas. Desenvolvemos e personalizamos todo o projeto com as características da cliente, mulher, jovem, profissional da saúde e solteira. Fizemos um briefing para entender sua rotina, suas necessidades, horários e hábitos”, explicou Assarito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Marinho, o principal desafio do projeto foi encaixar todos os desejos da cliente em um apartamento tão compacto. “É fundamental que, em todos os projetos, mas principalmente nos de apartamentos menores, o apartamento não fique somente bonito, mas funcional para quem irá habitar. Já para as cores, buscamos as preferências da cliente e optamos por algo mais clean e jovem com alguns toques de cor. Nos inspiramos na paleta de cor de um pôr do sol na praia, que é algo que ela ama. A paleta vai do azul do mar ao laranja do pôr do sol”, contou.

 

Amplitude do espaço

 

Pensando na metragem do flat, as arquitetas decidiram usar técnicas que deram a sensação de amplitude para o espaço. “Optamos por usar espaços mais integrados, então quebramos a parede que dividia a sala e a varanda. Além disso, não colocamos nenhum fechamento entre a sala e o quarto, o que nos traz a sensação de que o local está ampliado e tem mais espaço para circulação”, disse Assarito.

 

Marinho contou que outra técnica para destacar a luz natural que entra foi utilizar cores com tons mais neutros. “Utilizamos cores claras em todo o apartamento, tanto as paredes quanto o piso e a marcenaria tem uma base mais puxada para o cinza. Deixamos o toque de cor em alguns detalhes como o sofá e almofadas. Visualmente, isso nos traz amplitude no espaço. Além disso, colocamos uma parede espelhada logo na entrada do apartamento”, afirmou.

 

Móveis multifuncionais

 

Outra solução encontrada pelas profissionais para espaços pequenos foram os móveis multifuncionais, que, na visão das arquitetas, podem evitar que o apartamento fique lotado com itens desnecessários. “Aproveitamos o espaço com uma marcenaria inteligente e criamos móveis que tivessem mais de uma função”, explicaram. Um dos exemplos dados por elas foi o painel que faz a divisão entre a sala e o quarto.

 

“Utilizamos um painel giratório, então ela(a moradora) precisa apenas de uma TV ao invés de duas. Isso nos economizou espaço e deixou o ambiente ainda mais despojado. Além disso, o mesmo móvel tem uma bancada que é usada para home office e abrindo uma porta basculante é uma penteadeira”, revelou Assarito.

 

Além do painel giratório, outra solução foi colocar portas frontais no banco da área gourmet para guardar itens de limpeza. Como não tem lavanderia no apartamento, essa foi a solução encontrada pelas arquitetas para aproveitar o espaço e guardar as coisas sem deixá-las à mostra. “Também usamos um banquinho quadrado com rodinhas que serve de apoio para quando tiver mais visitas.

 

Já para a cozinha, Marinho  e Assarito fizeram uma bancada mais alta para caber a torre quente com o forno e microondas e, ao lado, o armário para a despensa de mantimentos. “Logo atrás já colocamos as banquetas que servem para as refeições rápidas do dia a dia”, concluíram.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • https://www.linkedin.com/company/72259547/admin/

Divulgação

Arquitetas desenvolvem projeto para apar

"... Além disso, o mesmo móvel tem uma bancada que é usada para home office e abrindo uma porta basculante é uma penteadeira”, revelou Assarito

Divulgação

Arquitetas desenvolvem projeto para apar

“Utilizamos um painel giratório, então ela (a moradora) precisa apenas de uma TV (foto) ao invés de duas. Isso nos economizou espaço e deixou o ambiente ainda mais despojado. ..."

PUBLIEDITORIAL

BANNER (Aplicativo Acresce).gif
Banner_França_-_145x240.jpg
Banner Sicon - vertical.jpg