top of page

CULTURA E LAZER

26/3/2024     16:58:01

 

 

Produtora de Marte Um, premiado na MOSTRA XIV, completa 15 anos
Por: da Redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A produtora mineira Filmes de Plástico, com filme indicado pelo Brasil no Oscar, prêmios na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, MOSTRA XIV: Brazilian Film Festival, de “Consciência Social”, Festival do Rio, Festival de Gramado, Festival de Brasília, trabalhos exibidos em Cannes, Locarno, Rotterdam, FID Marseille, Indie Lisboa, BAFICI. completa seus 15 anos em 1º de abril de 2024. 

 

Entre os longas-metragens produzidos pela Filmes de Plástico está Marte Um, de Gabriel Martins. A ficção, que já havia sido indicada pelo Brasil para representar o País no Oscar de 2023, foi premiada pelo público, no mesmo ano, em Chicago, na MOSTRA XIV: Brazilian Film Festival, de “Consciência Social”.

 

O longa é um marco na carreira da produtora. Lançado em 2022, fez sua estreia mundial no Festival de Sundance (EUA), e carreira em festivais e mostras por todo o mundo, acumulando 38 prêmios. Além de ganhar 8 prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – entre eles Melhor Filme, Diretor, Roteiro, Ator (Carlos Francisco) – o longa também passou da marca de 100 mil ingressos vendidos – número chamativo para o cinema brasileiro independente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundada em Contagem, a produtora é formada pelos cineastas André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e pelo produtor Thiago Macêdo Correia. Além de produzir curtas e longas desses diretores, a empresa também assina a produção de obras de outros cineastas, sempre com a missão de levar um cinema diversificado e humanista ao público. 

 

Fazendo um balanço dessa década e meia, Maurilio disse que a característica mais marcante da produtora, que vem desde o começo e segue até hoje, é que fazem filmes “no quintal de casa”. “Seguimos fazendo filmes no quintal de casa, com tudo que isso significa, no modo de produzir, na relação com o espaço, o bairro, a cidade e com as pessoas que habitam esses lugares. Com a relação com a periferia, os bairros se alteram, e isso está nos nossos filmes.”

 

Para eles, Filme de Sábado, dirigido por Martins e primeiro curta-metragem da produtora, já aponta os caminhos da maneira de fazer cinema que marcaria a todos eles. “O curta foi filmado na porta e no quintal da minha casa, e isso se espalhou depois por outros tantos filmes, com Quintal, Fanamas, Contagem, no longa No Coração do Mundo. No começo desse ano, a gente esteve na Mostra de Tiradentes com o curta mais recente do André, que é um filme que se passa na casa dele, em várias épocas”, contou Martins.

 

Contando com 25 produções finalizadas em seu catálogo, a produtora assina curtas que marcaram o cinema brasileiro recente, como Fantasmas (2011) e Rua Ataléia (2021), ambos de André Novais Oliveira; Dona Sonia pediu uma arma para seu vizinho Alcides (2011), de Gabriel Martins, e Quinze (2014) e Constelações (2016), de Maurílio Martins. 

 

“Ganhamos prêmios e visibilidade, rodamos o mundo, os filmes viraram tema de teses e dissertações, influenciaram uma nova geração de cineastas e produtores que se viram espelhados na representatividade que se via na tela, tudo isso seguindo fazendo as coisas num modelo parecido com o que a gente fazia desde o primeiro filme”, disse produtor Correia. 

 

Marca-registrada dos filmes da produtora, as obras apontam o olhar às questões sociais e temas contemporâneos especialmente inerentes da periferia. “Houve mudanças, tropeços, mas também um entendimento maior do que é ser profissional. Um amor pelo lugar, e respeito pela geografia, a vivência. Somos parte integrante disso, nascemos, crescemos, e vivemos aqui. Há um desejo mais verdadeiro e genuíno de retratar essas pessoas”, revelou André, que dirigiu o primeiro longa da produtora: Ela Volta na Quinta.

 

O filme foi exibido em quase 50 Festivais, como 26° FID Marseille (França), 43° Festival Du Nouveau Cinéma (Canadá), CINE//B – 7 (Chile) e 36° Durban Internacional Film Festival (África do Sul). No Brasil, esteve, entre outros, na 38a Mostra de Cinema de São Paulo, na VII Janela Internacional de Cinema de Recife e 47° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de onde saiu com os prêmios de atriz coadjuvante e ator coadjuvante. A trajetória de sucesso do primeiro longa, que rodou o País e o mundo, foi a concretização do caminho trilhado pela produtora em seus filmes. 

 

Os quatro trabalham sempre juntos, às vezes, exercendo funções variadas nos filmes dos colegas. “A gente é maior como Filmes de Plástico do que individualmente. Costumo dizer que nenhum projeto originalmente era melhor do que o resultado final desses projetos. O que apresentamos para o mundo tem uma carga muito grande dos quatro atuando, discutindo, discordando, amparando, atenuando, acentuando. A gente está muito conectado, muito próximo, pra mim isso é lindo, é como uma banda que ainda tem muito chão pela frente, e os integrantes se amam, e isso vai ser pra vida toda”, afirmou Martins.

Arquivo

Gabriel Martins (foto) foi premiado pelo público, em 2023, em Chicago, na MOSTRA XIV: Brazilian Film Festival, de “Consciência Social”

Letícia Marota

A Filme de Plástico é formada pelos cineastas André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e pelo produtor Thiago Macêdo Correia

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner Sicon - vertical.jpg
Banner Festa em Papel (135x250).jpg
bottom of page