16/7/2021   10:53:32

 

 

Com 600m², residência em São Caetano do Sul, no ABC, surpreende
Por: da Redação

 

O projeto de uma casa de quase 600m², com dois andares, no bairro Cerâmica, em de São Caetano do Sul, cidade do Grande ABC, Região Metropolitana de São Paulo, é detalhado pelos arquitetos Bernardo e Priscilla Tressino. Para os profissionais, o início de um projeto de arquitetura é o momento de permitir que as ideias dos moradores fluam de forma livre. Porém, nem sempre é possível conciliar expectativas e sonhos diferentes, enfrentados pelos arquitetos. A seguir, confira como tudo ficou.







 

 

 

Escolhas

Formada por um casal com um filho já adulto, a família quis realizar uma mistura de estilos, de forma que os ambientes se complementassem. Então, segundo os autores do projeto, é possível ver os estilos contemporâneo, rústico, provençal, clássico e industrial convivendo em total harmonia.

 

“É preciso ter muito cuidado para incluir tantas inspirações diferentes. Por isso, prestamos atenção a todos os detalhes, ambiente por ambiente, para chegar o mais próximo possível do que nossos clientes haviam sonhado”, contou Bernardo.

 

 

 

 

 

 



 

 

 

Logo ao entrar na residência, chama a atenção o living com pé-direito duplo de 6 metros. A atmosfera, considerada sofisticada pelos arquitetos, foi conquistada por meio de revestimentos claros como o painel da TV feito com placas cimentícias. Ladeando a tela, dois grandes panos de vidro (1,50 x 6m), trazem à cena muita claridade para a área social. Na hora de ver filmes, basta acionar as persianas por controle remoto para deixar tudo escuro (“não é blackout, apenas tela solar”, contou Priscila).

Ainda no living, o sofá com tecido de linho vermelho busca quebrar a seriedade dos acabamentos cinzas e brancos. O tapete que simula a estampa de zebra se estende por todo o comprimento do sofá, enquanto as almofadas e os quadros na parede trazem mais cor e movimento para a ala social.




 

 

 

 

 

 

Integração de ambientes

Escritório


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos tempos atuais, um espaço que não pode faltar é o home-office. No projeto, a opção foi pela marcenaria clara, que tem como intenção tornar o ambiente mais nítido para trabalhar e em busca de conforto. Os nichos de tamanhos diferentes trazem descontração, com o azul em evidência.

Salas de estar, jantar, cozinha e varanda estão integradas e tem acesso direto ao jardim da casa. As portas de correr de vidro permitem que a área externa fique separada do restante, apenas quando os moradores quiserem. A iluminação natural é aproveitada e o piso de porcelanato, que imita madeira, traz unidade ao ambiente. Os móveis são responsáveis por delimitar os espaços de forma discreta. “A decoração com elementos rústicos trouxe a sensação de bem estar para todos, com uma atmosfera que remete a uma casa de campo ou de praia em plena cidade”, contou Priscila.

Sala de Jantar


 

 

 

 

 

 

 

 

A sala de jantar apresenta a madeira como protagonista. As cadeiras de couro trançado proporcionam um clima de prazer que, segundo os profissionais, conforta e acolhe. Os autores do projeto defenderam que nesse ambiente cada detalhe foi pensado com muito carinho: “há um moderno lustre feito de cristal e cobre, uma cristaleira de madeira, que valoriza o artesanato brasileiro, além de trazer o toque rústico para o ambiente, assim como o charmoso pilar revestido de tijolos aparentes. Por fim, um charmoso relógio lembra os modelos usados em estações ferroviárias”, disseram.

Quartos

Bernardo considera que no quarto do casal, a proposta de elegância está presente em diversos detalhes. “A estampa clássica do papel de parede, a sobriedade leve da marcenaria, além da delicadeza das cortinas, que proporcionam uma luminosidade agradável, são alguns exemplos disso”, contou.

 

No quarto do filho, existe um mix entre o conforto da madeira e a descontração dos elementos industriais, como a presença de metais pretos nas prateleiras e a iluminação de trilhos. O cantinho para estudar e trabalhar ganhou nichos especiais com serralheria. Completando, uma mesa ampla e um armário de rodinhas para ter tudo à mão.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • https://www.linkedin.com/company/72259547/admin/

Divulgação / Henrique Ribeiro

Com 600m², residência em São Caetano do Sul surpreende.jpg

Seja de dia ou à noite, a varanda e a área externa são lugares para momentos de descanso e descontração. A reunião de diferentes tipos de materiais como concreto, madeira, tijolinhos e móveis trançados foi a escolha dos arquitetos

Divulgação / Henrique Ribeiro

Com 600m², residência em São Caetano do Sul surpreende (Divulgação-Henrique Ribeiro).jpg

O living, de estilo contemporâneo, visto de dois ângulos: no primeiro há a integração com outros ambientes de convivência como a sala de jantar e o jardim ao fundo; no outro é possível ver a porta de entrada em madeira, além dos acessos para o segunda andar da casa, por escadas ou elevador

Divulgação / Henrique Ribeiro

Com 600m², residência em São Caetano do Sul surpreende 1 (Divulgação-Henrique Ribeiro).jpg

Espaços para confraternizar: A sala de jantar que valoriza o design e artesanato brasileiros; área externa que contacom mesa e bancos em madeira de demolição e uma churrasqueira

Divulgação / Henrique Ribeiro

Com 600m², residência em São Caetano do Sul surpreende 3 (Divulgação-Henrique Ribeiro).jpg

Escritório com estilo e atmosfera leve para um trabalho que se pretende tranquilo

Divulgação / Henrique Ribeiro

Com 600m², residência em São Caetano do Sul surpreende 2 (Divulgação-Henrique Ribeiro).jpg

Na primeira foto, um dos ângulos da cozinha que mostra a ligação com o jardim da casa; na outra imagem sua integraçãocom as salas de estar e jantar