MERCADO

29/12/2019  11:53:22

 

Sindicato vê alta de 4,75% em um ano nos custos condominiais

Por: da Redação

 

Segundo levantamento do Secovi-SP, percentual está acima do IGP-M, que apresentou variação de 3,97% no mesmo período

 

No último levantamento do ano do Índice de Custos Condominiais (Icon) na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), feito pelo sindicato das imobiliárias (Secovi-SP), a variação registrou alta de 4,75% no acumulado dos últimos 12 meses (dezembro de 2018 a novembro de 2019). O percentual superou o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), da Fundação Getúlio Vargas, que apresentou variação positiva de 3,97% no mesmo período. Em novembro, a variação foi de 0,06%.

 

ÍNDICE DOS CUSTOS CONDOMINIAIS NA RMSP

Variação (%) acumulada 12 meses  do ICON e IGP-M

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com o sindicato, o item Pessoal e Encargos permaneceu estável no mês, mas aumentou 4,32% em 12 meses. Já o item Conservação e Limpeza cresceu 0,32% no mês e 4% em 12 meses, enquanto os grupos Manutenção de Equipamentos e Diversos subiram 0,30% no mês e 3,99% em 12 meses. O grupo Tarifas permaneceu estável no mês, porém, registrou alta de 7,19% em 12 meses.

 

O Icon utilizado pelo Secovi-SP serve como parâmetro das variações dos custos dos condomínios residenciais, mas não deve ser utilizado como um índice de reajuste da taxa condominial, pois cada condomínio possui a sua própria estrutura de despesas. A recomendação da entidade é que o síndico consulte uma administradora para verificar qual foi o aumento dos custos, diminuindo, assim, possível desequilíbrio nas contas do condomínio no futuro.

Fonte: Secovi-SP

PUBLICIDADE

Banner_Santana_-_Serviços_Tercerizados.j

PUBLICIDADE

Banner_França_-_145x240.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine