top of page

MERCADO

28/1/2025      11:13:13

 

 

Pesquisa orienta incorporadoras à exploração de bairros planejados

Por: da Redação

 

A compra de terrenos no segmento de médio e alto padrão tem registrado crescimento na oferta ao consumidor brasileiro que busca por qualidade de vida. Projetos urbanísticos como o Flores de Sal, em Santa Catarina, considerado um dos maiores bairros-cidades do Brasil, já registra alta procura, com infraestrutura voltada a essa classe social

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgado em dezembro de 2024, levantamento de associação, que representa os interesses de incorporadoras, anuncia dados sobre mercado imobiliário. Na pesquisa realizada com apoio da Deloitte, é revelado que as expectativas de aquisição de terreno para novos empreendimentos no segmento de médio e alto padrão registraram um índice positivo de 66%.

 

Conforme a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), responsável pela iniciativa, na última pesquisa de intenção de compra realizada pela Brain, com dados do último trimestre de 2024, 46% dos brasileiros declararam intenção de comprar um imóvel nos próximos 24 meses. Entre as principais motivações para a intenção de compra, além de sair do aluguel, está trocar por uma residência maior, com 17%.

 

A mudança do comportamento do consumidor brasileiro endinheirado, na avaliação da Abrainc, cada vez mais focado em qualidade de vida e maior permanência em casa, tem moldado o setor imobiliário no País. Urbanização de áreas, condomínios de casas e loteamentos planejados têm ganhado relevância tanto para aquisição de residências para moradia quanto para investimentos.

 

Nessa classe social, o reflexo também é o número de domicílios no Brasil que estão localizados em condomínios horizontais. De acordo com o último Censo, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 1,7 milhão de domicílios, um crescimento de 76% em relação ao Censo anterior, publicado em 2010.

 

Tal cenário é visto, especialmente, no litoral de Santa Catarina, em áreas próximas a regiões de alta valorização, como é o caso de Florianópolis, Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí, que se encontram com o m² mais caro do País. Nesse sentido, Tijucas, considerado um dos maiores bairros-cidades do Brasil - localizado a cerca de 40 minutos da capital catarinense, é um dos exemplos, com 4,6 milhões de m² e 7 mil lotes.

 

A primeira fase está em construção e terá 500 mil m², sendo 100 mil m² dedicados a áreas de lazer, 623 lotes e deve receber cerca de 2 mil pessoas de forma planejada e ordenada, com entrega prevista para 2 anos.

 

As obras incluem desde estação de tratamento de esgoto própria, cabeamento subterrâneo até planejamento urbano estratégico com associação de moradores, haverá áreas dedicadas a comércio, grandes lojas e atrações gastronômicas, além de parques com mais de 100 mil m² áreas arborizadas para piqueniques e lagos.

 

Segundo a Urbani Cidades, responsável pelo empreendimento, há uma adesão cada vez maior das pessoas pela aquisição de terrenos para construção de casas e sobrados em regiões próximas a centros urbanos. Para Luciana Pereira, diretora da incorporadora, “a qualidade de vida, conexão com a natureza e viver de forma saudável em uma comunidade organizada é hoje sonho de muitos brasileiros”, afirmou.

 

De acordo com a executiva, “outro fator que tem motivado a compra de casas ao invés de apartamentos é o fato do aumento de famílias ou pessoas com animais de estimação. Por isso, além de residências amplas, o Flores de Sal estará preparado com espaços que promovem qualidade de vida e bem-estar de todos”.

 

Pereira também comentou que o Parque das Flores conta com 70 mil m², “que terá trilhas para caminhada, playgrounds e um lago de 25 mil m², espaços para convivência e um roteiro gastronômico planejado para moradores e visitantes, além de áreas de lazer com gramados pet-friendly.

 

A Urbani Cidades pertence ao Grupo Petrasalis, que inclui a Petrasalis Empreendimentos, construtora de Itajaí/SC, com obras na Praia Brava e região, e a Morton Capital, que atua no setor de condomínios de armazéns logísticos no litoral catarinense.

Perspectiva/Divulgação

Projetos urbanísticos como o Flores de Sal (foto), em Florianópolis/SC, considerado um dos maiores bairros-cidades do Brasil, ...

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner de anunciante
bottom of page