Banner Gif Elev Finalizado.gif

PUBLICIDADE

3/8/2022      14:28:39 (Corrigido)

 

 

Ariano Suassuna e Movimento Armorial comemorados no CCBB-SP

Por: da Redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dando continuidade às comemorações dos 95 anos de Ariano Suassuna e 50 anos do movimento armorial, criado e liderado pelo genial escritor, o Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo (CCBB-SP) realiza desde o dia 4 de agosto, até 22 de setembro, uma série de eventos em paralelo à exposição Movimento Armorial 50 anos, que ocupa todo o prédio do CCBB-SP até 26 de setembro.

 

A programação conta com eventos especiais exclusivos para a capital paulistana como o lançamento da edição comemorativa dos 50 anos do épico nordestino “d’A Pedra do Reino”, considerado um dos principais romances da literatura nacional, e apresentação do espetáculo que marcou o retorno de Ariano Suassuna à escrita teatral após um afastamento de 25 anos, tendo apenas três montagens desde que foi escrita em 1987.

 

A programação conta ainda com a “Aula Espetaculosa – de Mendigo ao Pintor” - apresentada por Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, em que o artista plástico retoma e desdobra seus caminhos na arte a partir de uma primeira influência armorial de seu pai e de artistas da época e atuais. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em comemoração aos 50 anos do Movimento Armorial e marcando as homenagens aos 95 anos de Ariano Suassuna, uma série de eventos será realizada até 22 de setembro no CCBB-SP. As atividades complementam a exposição sobre o Movimento Armorial que ocupa todo o prédio do CCBB SP até 26 de setembro. 

 

Os eventos especiais apresentam e recriam para o público a atmosfera de compartilhamento de ideais e a efervescência cultural da época, capitaneada por Ariano Suassuna e os artistas envolvidos. O projeto “Movimento Armorial 50 Anos” tem o patrocínio da BB Seguros, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.   

 

Serão realizados cinco encontros musicais, “Espetáculos de Música Armorial”, com curadoria da equipe de consultores da mostra e cinco palestras, “Conversas sobre Arte Armorial”, cuja curadoria é do poeta e escritor Carlos Newton Júnior.

 

No início de agosto, os eventos musicais contam com a participação especial de Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, que apresenta a “Aula Espetaculosa – do Mendigo ao Pintor”, em que o artista plástico retoma e desdobra seus caminhos na arte a partir de uma primeira influência armorial de seu pai e de artistas da época e atuais. A apresentação cria a conexão entre as os eventos musicais e os encontros, e tem a participação especial de Isaar França– cantora que participou das famosas Aulas Espetáculo de Ariano Suassuna. 

 

No espaço Girondino (localizado no térreo do CCBB-SP) acontece o lançamento em São Paulo da edição especial de 50 anos do épico nordestino d’A Pedra do Reino (box em dois volumes, Ariano Suassuna, 1088 páginas, Editora Nova Fronteira).

 

Celebrado por críticos e historiadores literários como um dos romances mais importantes da literatura brasileira, a obra-prima de Ariano Suassuna ganha uma edição mais do que especial, que chega às livrarias em um box de dois volumes recheado de preciosidades.  Além do romance propriamente dito, o box traz um belíssimo caderno de textos e imagens, contendo a reprodução de vários documentos e obras de arte ligados ao seu processo de criação e à sua divulgação, incluindo preciosidades do acervo do escritor que fazem do conjunto um inestimável presente para os seus leitores e os estudiosos da literatura brasileira, de um modo geral.

 

Dentre estas preciosidades, trechos do manuscrito “sinésio, o alumioso”, a mais antiga versão da narrativa de quaderna, datado de 1958 e até hoje jamais divulgado, na íntegra ou em parte, e o texto integral da também até hoje inédita “conclusão” que Suassuna escreveu para uma versão televisiva do romance, cuja estreia ocorreu em 2007. A seleção, organização e apresentação do volume especial são assinadas por Carlos Newton Júnior, o projeto gráfico de todo o conjunto é de autoria de Ricardo Gouveia de Melo, e a direção de arte, bem como as ilustrações das capas, são de Manuel Dantas Suassuna, filho do escritor. Manuel e Ricardo estarão presentes à noite de autógrafos.

 

A coordenação geral de todos os eventos é da diretora Regina Rosa de Godoy, idealizadora e diretora da exposição Movimento Armorial 50 anos. 

 

Os eventos reúnem artistas e pesquisadores de variados estados, dando ênfase aos que conviveram pessoalmente com Ariano e aos que estudam profundamente o Movimento Armorial. As apresentações mostram a força e o fascínio que causa o Movimento Armorial até os dias de hoje por todo o Brasil. 

 

Nos “Encontros de Música Armorial”, que abrem a série de comemorações, se apresentam grupos que se utilizam do folclore e seus elementos puros para a “recriação” da música popular através do desenvolvimento dos elementos eruditos. Já os temas das Conversas sobre Arte Armorial abrangem as artes plásticas, a literatura, a dança, a música e o teatro e contam com especialistas nos temas. 

 

Serviço

 

Exposição – Movimento Armorial 50 anos

 

ONDE: Centro Cultural Banco do Brasil-São Paulo (CCBB-SP).

 

QUANDO: até 26 de setembro de 2022. Todos os dias, exceto às terças-feiras.

 

ENTRADA GRATUITA: ingressos na bilheteria do CCBB e no site www.bb.com.br/cultura.

 

Classificação Livre.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • https://www.linkedin.com/company/72259547/admin/

Divulgação

Ariano Suassuna e Movimento Armorial comemorados no CCBB-SP (Divulgação).jpg

Em comemoração aos 50 anos do Movimento Armorial e marcando as homenagens aos 95 anos de Ariano Suassuna, uma série de eventos será realizada até 22 de setembro no CCBB-SP

Divulgação

Ariano Suassuna e Movimento Armorial comemorados no CCBB-SP 1 (Divulgação).jpg

Os eventos especiais apresentam e recriam para o público a atmosfera de compartilhamento de ideais e a efervescência cultural da época, capitaneada por Ariano Suassuna e os artistas envolvidos

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner Sicon - vertical.jpg

PUBLICIDADE

Banner Elev - Gif Animado - Tamanho Site.gif
Banner Festa em Papel (135x250).jpg
Banner_França_-_145x240.jpg

1/2