top of page

31/10/2025      19:26:39

 

 

Mena inaugura ‘Dançando na Cidade’, seu primeiro mural no Minhocão

Por: da Redação

 

No cotidiano agitado de São Paulo, as obras dos artistas convidam moradores, trabalhadores e pedestres a redescobrir os espaços através do olhar. A arte vira ponte entre o caos urbano e a leveza da vida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chamada de a maior galeria de arte a céu aberto da América Latina, a região do Minhocão fica ainda mais colorida a partir desta sexta-feira (31). Isso porque o artista Mena inaugura seu primeiro mural no local: uma obra de 22 metros de altura inspirado no Ballet Paraisópolis.

 

Nomeado “Dançando na Cidade”, o projeto de Mena traz uma bailarina envolta pela estética vibrante em pontilhismo arco-íris, que já é uma marca do artista. A inauguração contou com uma performance de rapel, com alpinistas vestidas de bailarinas.

 

A obra ocupará a lateral de um edifício na rua Conselheiro Ramalho, na Bela Vista, a poucos metros do Minhocão e da praça Roosevelt. O local privilegiado atrai, diariamente, diversos motoristas e pedestres que poderão apreciar a obra de arte sem precisar sair de seu trajeto. Para Mena, a imagem representa mais do que o que pode ser visto a olho nu, indicando, também, o movimento e o direito da expressão da arte em meios urbanos, seja ela qual for. 

 

“É como se a bailarina dançasse entre todos esses prédios e os passos apressados da cidade. Ela representa força e sensibilidade, e nos relembra que, mesmo em meio ao concreto, ainda é possível sonhar", disse Mena.

 

A inspiração veio de uma parceria antiga do artista. Em 2021, ele realizou uma intervenção voluntária na sede do Ballet Paraisópolis, iniciando ali uma parceria sólida, que se estenderia pelos anos seguintes. Logo depois, na inauguração de uma das exposições de Mena, o Ballet Paraisópolis se apresentou em meio aos diversos quadros expostos, unindo duas manifestações culturais em um grande espetáculo.

 

Desde então, a figura da bailarina é muito presente no trabalho de Mena. A representação aparece em quadros, murais, ilustrações e em suas exposições individuais. Além da força simbólica, a relação com a dança também é pessoal: Mena é pai de duas filhas bailarinas. A conexão com o tema reforça ainda mais a autenticidade da proposta, em que a dança se manifesta como linguagem universal de expressão, transformação e liberdade. 

 

Sobre o artista

 

Mena começou sua trajetória na arte ainda criança, sendo estimulado a ser criativo e brincar com as cores. Na vida adulta, encontrou na arte sua melhor versão, tanto como pessoa quanto como profissional. Hoje, é um muralista reconhecido por suas pinturas e trabalhos que elevam causas sociais, trazem cor para a cidade de São Paulo e inspiram pessoas de diversos lugares do mundo.

 

A Técnica de Vírgulas, sua marca registrada, é autoral e foi inspirada no Pontilhismo, método criado no século XIX, na França. Em vez de pontos, suas criações são compostas por traços em forma de vírgulas. A ideia é que as obras passem a ideia de continuidade — nunca de ponto final.

Divulgação

Nomeado “Dançando na Cidade”, o projeto de Mena traz uma bailarina envolta pela estética vibrante em pontilhismo arco-íris, que já é uma marca do artista

bottom of page