CULTURA E LAZER

24/10/2020  15:25:15

 

Dia Mundial do Audiovisual terá apelo à reabertura da Cinemateca

Por: da Redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No próximo dia 27, Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, será realizado, às 17 horas, um ato diante da Cinemateca Brasileira, que segue abandonada pelo governo federal há 300 dias, portanto, desde o primeiro dia do ano de 2020. Neste ato, será exigida a reabertura imediata da Cinemateca que segue sem funcionários e correndo gravíssimo risco de uma tragédia como a que ocorreu com o Museu Nacional.

Risco de incêndio

De acordo com as entidades agrupadas no Fórum Paulo Emilio Sales Gomes, organizador da mobilização, o acervo da Cinemateca é composto, em parte, por filmes em nitrato de celulose, material que facilmente entra em autocombustão, algo que já ocorreu por quatro vezes, sendo a última em 2016 e que destruiu 1005 filmes.

 

Porém, há quatro anos os funcionários estavam trabalhando e puderam acionar rapidamente a brigada anti-incêndio. Hoje, a Cinemateca está sem seu corpo técnico, essencial para cuidar adequadamente do acervo e evitar tragédias como essa.

 

Some-se que todo o acervo de matrizes em acetato de celulose e em formatos digitais, armazenadas em câmaras climatizadas, correm grande risco de deterioração se as condições de umidade e temperatura não forem monitoradas por funcionários especializados.

 

O governo retomou as chaves da Cinemateca no dia 7 de agosto e, passados quase três meses, não providenciou sequer a presença essencial dos funcionários especializados, responsáveis pela segurança e a preservação do acervo.

 

O ato será composto por um show e haverá ainda a leitura de manifestos de entidades do exterior e daqui. E o microfone estará aberto aos presentes que desejarem se manifestar.

 

Entidades agrupadas no Fórum: SOS Cinemateca-Apaci; Cinemateca Viva-Mariana em Movimento; Associação Brasileira de Preservação Audiovisual-ABPA e Cinemateca Acesa

 

 

Mobilização Contra o Abandono da Cinemateca

Data: 27/10/2020

Hora: 17h

Local: rua Senador Raul Cardoso- Vila Clementino, em São Paulo

IMPORTANTE: todos estarão usando máscaras e manterão a distância de segurança. 

Arquivo

O Dia Mundial do Patrimonio Audiovisual é comemorado em 27 de outrubro

Banner_França_-_145x240.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine