CULTURA E LAZER

7/1/2019  08:25:23

 

Agenda gratuita de música instrumental no Sesc Consolação

Por: da Redação

 

 

 

 

 

 

 

O Instrumental Sesc Brasil, projeto pioneiro de música instrumental do Sesc, teve início na década de 80, na antiga unidade da avenida Paulista, e em 2009 passou a ocupar o palco do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação. Desde então, mais de 900 shows foram apresentados, promovendo o encontro de artistas novos e consagrados, das mais variadas vertentes musicais.

 

Entre os nomes mais conhecidos, já se apresentaram Altamiro Carrilho, Baden Powell, Ed Motta, Eumir Deodato, Francis Hime, Jaques Morelenbaum, João Donato, Marcos Valle, Moacir Santos, Naná Vasconcelos, Nelson Ayres, Pepeu Gomes, Raul de Souza, Roberto Menescal, Toninho Horta, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Wagner Tiso e Yamandu Costa.

 

No mês de janeiro, dando continuidade ao projeto, e abrindo a temporada 2020, três shows gratuitos, de diferentes artistas, acontecem no Sesc Consolação, sempre às segundas-feiras, 19h. Para assisti-los não é necessário ser matriculado no Sesc, basta retirar o ingresso na bilheteria a partir das 18h, no dia de cada apresentação.

 

Confira abaixo a programação completa de janeiro

 

Hércules Gomes

Show de Lançamento do álbum “Tia Amélia para sempre” pelo Selo Sesc

13/1. Segunda-feira, às 19h. Grátis (ingressos 1h antes). Livre.

 

Considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, Hércules Gomes lança seu terceiro álbum: “Tia Amélia para sempre”, uma homenagem à pianista e compositora brasileira Amélia Brandão Nery.

 

Em formação de regional de choro e uma bandinha de coreto, Hércules traça um panorama da produção artística de Tia Amélia com novas roupagens para clássicos como “Bordões ao Luar” e “Cuíca no Choro” e ao mesmo tempo resgata músicas inéditas como “Cheio de Truques”.

 

As 14 faixas do álbum são marcadas por arranjos criativos que trazem a vivacidade, alegria e virtuosismo que são características do choro, um dos primeiros gêneros da música brasileira.

 

Nascida em Jaboatão dos Guararapes (PE), Tia Amélia foi uma grande estrela do universo pianístico brasileiro. Continuadora da arte de pianeiros como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, gravou inúmeros discos entre 78Rpm e LPs e ficou muito famosa por participar de programas de rádio e televisão. Sua obra, que poderia ser considerada adormecida atualmente, recebe pela primeira vez uma releitura moderna com “Tia Amélia para Sempre”.

 

Abelita Mateus

20/1. Segunda-feira, às 19h. Grátis (ingressos 1h antes). Livre.

 

Atualmente, Abelita Mateus é pianista da Dizzy Gillespie Afro-Cuban Experience, dirigida por John Lee, além de se apresentar regularmente com seu trio. Seu segundo álbum, Mixed Feelings, que será apresentado neste show, teve produção da própria pianista e contou com grandes músicos como Peter Slavov no baixo, Alex Kautz na bateria, Matt Marantz no saxofone, Romero Lubambo na guitarra e Phillip Gillette na percussão e bateria.

 

Natural de São Paulo, Abelita é apaixonada pela música brasileira e pelo jazz. Começou seus estudos de piano erudito em sua adolescência e, gradualmente, desenvolveu uma paixão pelo jazz, que levou-a para os EUA para fazer o seu Mestrado em Jazz Performance na William Paterson University.

 

Moda de Rock

27/1. Segunda-feira, às 19h. Grátis (ingressos 1h antes). Livre.

 

O projeto Moda de Rock, da dupla de violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, nasceu quase como uma brincadeira. Em 2007, os dois violeiros, também professores, resolveram mostrar o potencial do instrumento para os alunos e ao mesmo tempo reviver a trilha sonora da sua adolescência. A proposta de adaptar versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira foi bem recebida e o duo fez shows em todas as regiões do Brasil e em países como México, EUA, Canadá e Argentina.

 

No show do Instrumental Sesc Brasil, a dupla mescla músicas dos três álbuns já lançados: “Moda de Rock – Viola extrema”, “Moda de Rock II”, que recebeu o prêmio Proac, e o terceiro álbum “Moda de Rock toca Led Zeppelin”, onde apresentam releituras do quarteto britânico. No repertório, clássicos como “In the Flesh”, “Black Dog”, “Smells Like Teen Spirit”, "Paint it Black", "Kashmir", "Thunderstruck" e "I Want Break Free" agitam o público.

 

Serviço:

 

Sesc Consolação

Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo

Informações: (11) 3234-3000

Transporte Público: Estação Mackenzie do Metrô – Linha Amarela

sescsp.org.br/consolacao

Facebook, Twitter e Instagram: /sescconcolacao

Divulgação

Os pianistas Hércules Gomes e Abelita Mateus e a dupla de violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder apresentam-se no Sesc Consolação

PUBLICIDADE

Banner_Santana_-_Serviços_Tercerizados.j

PUBLICIDADE

Banner_França_-_145x240.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine