top of page

5/6/2023     10:44:34

 

 

O Bem-Estar do Inquilino na Manutenção da Locação    

Por: * Jorge de Moraes

 

Alugar imóveis tem sido uma opção cada vez mais interessante para a sociedade atual, principalmente, levando em consideração o fato de que as rotinas estão mais agitadas e se transformando rapidamente, o que faz com que sejam necessárias opções de moradias práticas e em localizações estratégicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assim, neste cenário, são vantagens ter a possibilidade de se mudar com facilidade quando preciso e morar em ótimas regiões onde, muitas vezes, não há possibilidade de compra.

 

Além disso, a experiência positiva das pessoas também é um marco da atualidade. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da PwC, companhia que presta serviços de auditoria, consultoria tributária, entre outros, uma boa experiência faz com que os consumidores se sintam ouvidos, percebidos e valorizados e, assim, 48% dos brasileiros entrevistados aceitariam pagar mais para terem mais conveniência.

 

O dado mostra que experiências que gerem satisfação são importantes para a sociedade e, por isso, no caso do setor imobiliário, o aluguel se encaixa nesta questão, possibilitando que pessoas avaliem os reais benefícios de uma determinada moradia e bairro, inclusive, para quem sabe no futuro, tomarem uma decisão mais definitiva, ou seja, comprarem um imóvel.

 

Essa busca por ótimas experiências de moradia tem tornado os consumidores mais exigentes e pode ser um desafio para quem aluga. Por este motivo, é necessário que os imóveis proporcionem bem-estar, conforto, que não gerem dores de cabeça e que atendam às necessidades dos inquilinos.

 

Como exemplo, há uma tendência de mercado de condomínios com espaços para trabalhar (ambiente para montar escritório ou coworking), por conta do estilo de vida atual das pessoas, além de áreas compartilhadas multiuso, que servem para um evento social, um encontro de trabalho ou até atividades do dia a dia, como um jantar em um ambiente complementar à residência. Por isso, os imóveis devem oferecer estes tipos de locais para atraírem e manterem o público. É fundamental acompanhar as movimentações do segmento imobiliário e ouvir moradores a fim de oferecer o que necessitam.

 

Hoje, mais do que nunca, a experiência é um fator decisivo e por isso quem se sente bem em um lugar, permanece nele. Inquilinos não querem apenas um teto, mas um local para construir um lar. É importante destacar que atualmente existem diversos tipos de residências para alugar e ferramentas digitais, portanto, ao vivenciar uma jornada ruim, o inquilino vai embora, podendo ainda deixar opiniões negativas sobre a experiência nas redes sociais.

 

É por isso que o multifamily tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil, já que foca justamente na experiência dos inquilinos. O modelo que envolve residências exclusivamente destinadas à locação, desde a fase do projeto até a operação condominial, contribui para que quem aluga viva em um ambiente planejado para atender as necessidades que possui, em uma região estratégica. Isso sem contar o fato do conceito envolver contratos mais simples, funcionários altamente capacitados, cobrança unificada de contas e uma gestão patrimonial que visa o bem-estar das pessoas.

 

Concluo, portanto, que quando o assunto é aluguel a atual palavra-chave é experiência, o que abrange espaços pensados para as necessidades e valores dos inquilinos. Quanto mais os locadores estiverem atentos aos novos hábitos e exigências da sociedade, mais vão atrair as pessoas.

 

*Jorge de Moraes é diretor de Operações da Vila 11.

Arquivo

Essa busca por ótimas experiências de moradia tem tornado os consumidores mais exigentes e pode ser um desafio para quem aluga

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner Sicon - vertical.jpg
Banner Festa em Papel (135x250).jpg
bottom of page