top of page

29/8/2024      09:01:23

 

 

Visitantes de condomínio são assaltados na saída do prédio, em SP  Por: da Redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um arrastão realizado por dois motoqueiros na noite da última quinta-feira (22), em frente a um condomínio, na rua Gregório de Matos, na Vila Regente Feijó, assustou moradores e vizinhos, que acompanharam a ação dos criminosos. A região fica próxima ao Jardim Anália Franco, na zona Leste de São Paulo, e os ladrões, um deles armado levou celulares, carteiras e relógios de quatro pessoas que saíam dos condomínios, obrigando-os a deitar de bruço na calçada e um entregador de delivery que passava pelo local, que ficou de mãos para cima.

 

As cenas foram capturadas por câmeras de segurança e por celulares de vizinhos, amplamente divulgadas nas redes sociais, onde é possível ouvir gritos dos moradores assustados, ante a fuga dos assaltantes, que fugiram nas motos.

 

Apesar das imagens das câmeras, as vítimas ainda não haviam registrado boletins de ocorrência no 29º DP, Delegacia de Polícia da Vila Diva. Segundo a Polícia Civil, as diligências da investigação já começaram, com as análises das câmeras e ouvindo os moradores. A Polícia Militar afirmou ter reforçado o policiamento na região.

 

A Importância da segurança em condomínios

 

O incidente, na avaliação do advogado Felipe Faustino, destaca a crescente necessidade de reforçar a segurança nos condomínios, especialmente, em áreas metropolitanas como São Paulo, onde, segundo ele, as tentativas de assalto têm se tornado cada vez mais frequentes.

 

"A segurança dos moradores deve ser uma prioridade para os síndicos e administradoras de condomínios", defendeu Faustino, com experiência em Direito Condominial. "É fundamental que as gestões condominiais invistam em sistemas de segurança eficientes, como câmeras de monitoramento de alta qualidade, portarias com controle rigoroso de acesso, e, se possível, a contratação de empresas de segurança privada", afirmou o advogado.

 

"Além disso, a comunicação com os moradores sobre as medidas de segurança adotadas e o treinamento para situações de emergência podem ser a diferença entre um evento seguro e uma tragédia", acrescentou Faustino.

 

Responsabilidade do síndico e o suporte às vítimas

 

O advogado defende que a responsabilidade do síndico do condomínio não se limita apenas à prevenção de crimes, mas também ao suporte às vítimas em casos de incidentes como este. "É crucial que, após um evento traumático como um assalto, o síndico ofereça apoio imediato às vítimas, incluindo auxílio psicológico e orientação sobre os próximos passos a serem tomados, como o registro de boletins de ocorrência e a colaboração com as investigações", ressaltou.

 

Embora, logo após o arrastão, as vítimas não tenham ido registrar o boletim de ocorrência na delegacia, o advogado destacou que a comunicação da ocorrência às autoridades é vital para a investigação e a possível reorientação do policiamento na área.

 

"O registro oficial do crime permite que as autoridades identifiquem padrões de criminalidade e tomem medidas proativas para prevenir novos incidentes. A Delegacia Eletrônica é uma ferramenta que facilita o registro, garantindo que todas as ocorrências sejam devidamente documentadas", concluiu Faustino.

Reprodução de Vídeo (G1)

Um dos assaltantes de capacete. armado (ao centro), anda ao lado das vítimas deitadas de bruço, enquanto o comparsa (à esq) o aguarda próximo à moto

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner de anunciante
Banner de anunciante
Banner de anunciante
bottom of page