top of page

MUNDO

19/7/2023      19:16:34

 

 

Confira os custos relacionados à compra de um imóvel na Itália

Por: da Redação

 

A Itália é um país que pode encantar com sua história, cultura e paisagens vistas como deslumbrantes. Não é à toa que muitas pessoas aterrissam em solo italiano e começam a pensar em viver no país. Há, inclusive, quem queira comprar um imóvel na Itália. Mas quais custos é preciso considerar neste caso?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com um consultor imobiliário, engenheiro civil, que atua com investimentos imobiliários no Brasil e na Itália e co-fundador de uma empresa que faz negócios com imóveis na Itália, quem pensa em comprar um imóvel naquele país precisa pensar não apenas no preço do bem, mas em uma série de impostos e custos adicionais. Otávio Nanni acredita, “inclusive (que), é preciso considerar que a Itália é um país muito antigo e, diversas vezes, muitos dos imóveis precisam ser reformados”, afirmou.

 

Na avaliação da sua sócia Fernanda Nanni, co-fundadora e consultora imobiliária na Itália da Casa Nanni, a compra de um imóvel naquele país também requer uma boa pesquisa no mercado italiano. “Existem muitas diferenças de preço, de acordo com a localização, o tipo do imóvel e o tamanho”, explicou. 

 

Confira os custos que, segundo os empresários devem ser levados em conta na compra de imóvel naquele país.

 

Preço do Imóvel

 

Considere que as cidades mais populares e turísticas, como Roma, Milão e Florença, tendem a ter preços mais altos, assim como propriedades localizadas em áreas costeiras ou com vistas deslumbrantes. O ideal é pesquisar e definir um orçamento realista com base em suas necessidades e expectativas.

 

Impostos de Compra

 

Ao comprar um imóvel na Itália, é importante considerar os impostos envolvidos. O principal imposto de compra é o Imposto de Transmissão de Propriedade (imposta di registro), que geralmente é de 9% do valor do imóvel. Todavia, existem algumas exceções e reduções para residentes estrangeiros, dependendo do tipo de propriedade e do uso pretendido. É aconselhável um especialista em impostos para obter informações atualizadas sobre os impostos futuros.

 

Imposto sobre valor agregado

 

Em algumas situações, como a compra de uma propriedade nova diretamente de um construtor, é aplicado o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). A taxa de IVA na compra de imóveis na Itália é de 10% sobre o valor de venda declarado. Entretanto, é importante verificar as especificidades da transação imobiliária, pois nem sempre o IVA se aplica.

 

Honorários do agente imobiliário

 

Se você optar por utilizar os serviços de um agente imobiliário, será necessário considerar os honorários associados. Normalmente, os honorários do agente imobiliário na Itália variam de 3% a 8% do preço de compra do imóvel.

 

Custos notariais e legais

 

Outro aspecto a ser considerado, segundo os empresários, são os custos notariais e legais. Na Itália, é obrigatório envolver um notário em todas as transações imobiliárias. Os custos notariais são determinados por lei e geralmente variam de 1% a 2% do preço de compra. Todavia, é recomendável contratar um advogado especializado em direito imobiliário para revisar a papelada e garantir que todos os aspectos legais estejam em ordem.

 

Custos adicionais

 

Além dos custos mencionados, é importante estar atento a outros custos possíveis, como taxas de registro, taxas de tradução, custos de transferência do Codice Fiscale (número de identificação fiscal italiano) e custos de manutenção da propriedade.

“É essencial fazer uma pesquisa cuidadosa e buscar aconselhamento especializado para entender todos os custos envolvidos e evitar surpresas. Ao ter uma compreensão clara dos custos totais, você estará mais preparado para realizar seu sonho de ter uma propriedade na encantadora Itália”, concluiu o co-fundador da Casa Nanni.

Arquivo

Otávio Nanni acredita, “inclusive (que), é preciso considerar que a Itália é um país muito antigo e, diversas vezes, muitos dos imóveis precisam ser reformados”, afirmou

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner Sicon - vertical.jpg
Banner Festa em Papel (135x250).jpg
bottom of page