top of page

MERCADO

9/5/2024     10:27:23

 

 

Valor dos Aluguéis residenciais em São Paulo segue em alta

Por: Rudi Gonçalves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para quem está em busca de moradia para alugar na capital paulista continua o aumento nos preços dos aluguéis, apesar de considerados moderados, segundo duas plataformas que exploram o mercado imobiliário na cidade. Os dados são do Índice de Aluguel QuintoAndar / Imovelweb, divulgado nesta quinta-feira (9), e sugerem que a alta acumulada nos últimos 12 meses, encerrados em abril, atingiu 9,38% e é o menor patamar registrado nos últimos dois anos.

Segundo as duas plataformas online, os dados mostram que a alta dos preços para o consumidor tem diminuído gradativamente. Para efeitos de comparação, o aumento acumulado em abril de 2023 era de 13,3% - quatro pontos percentuais acima do registrado neste ano.

 

Valores permanecem em alta

 

Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar, acredita que o movimento de desaceleração dos preços não significa que o valor tenha diminuído para o consumidor, mas que o aumento tem sido sentido de maneira mais branda.

 

Ainda conforme o levantamento, em abril, o preço médio na cidade subiu pelo 33º mês consecutivo, fechando em R$ 63,08. É o maior valor de toda a série histórica, iniciada em 2019. O crescimento em relação a março foi de 0,64%. Somente nos primeiros quatro meses do ano, o preço médio na cidade subiu 5,45%.

 

“Desde julho de 2021 a capital paulista não observa redução no valor do metro quadrado. É um cenário muito parecido com o do Rio de Janeiro, onde os preços sobem mensalmente desde o mesmo período. Em ambas as capitais, porém, o ritmo de crescimento tem sido menor”, afirmou Reis.

 

Dados do Índice de Aluguel QuintoAndar / Imovelweb mostram que o desconto médio das transações feitas em abril foi de 3,6% - 0,2 ponto percentual acima do registrado no mês anterior (março) e do mesmo período do ano passado (abril de 2023).

 

“Pode parecer um percentual pequeno, mas ele é bastante representativo, especialmente, na comparação com os meses anteriores. Para o inquilino, é uma sinalização de que vale barganhar um pouquinho. Para o proprietário, um aviso de que dar um desconto pode ser um bom negócio para não manter o imóvel parado e perder dinheiro”, insistiu o gerente de Dados.

 

Metodologia do Índice de Aluguel
 

Conforme as plataformas imobiliárias, a metodologia do novo Índice usa um modelo de preços hedônico, flexível, e incorpora dezenas de variáveis estruturais e locacionais para melhorar a qualidade e precisão dos dados. Fatores como tamanho, número de vagas de garagem, acessibilidade a escolas, entre outros, são levados em conta.

 

Como resultado, o Índice de Aluguel QuintoAndar / Imovelweb busca ser um retrato fiel das tendências no mercado. O levantamento substitui o antigo Índice QuintoAndar de Aluguel (e também o Index do Imovelweb). O novo Índice parte de uma base de dados maior e mais representativa.

 

Lançado em SP, Rio, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília, o indicador tem periodicidade mensal.

Arquivo

Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar, acredita que o movimento de desaceleração dos preços não significa que o valor tenha diminuído para o consumidor

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner Sicon - vertical.jpg
Banner Festa em Papel (135x250).jpg
bottom of page