top of page

MERCADO

13/3/2024       11:40:00

 

 

Um em cada 5 bairros de SP tem queda no aluguel em 3 meses

Por: Rudi Gonçalves

 

Para duas plataformas de consultoria imobiliária, que uniram seus dados, ao todo, 22 das 108 localidades pesquisadas na capital tiveram uma redução no valor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um em cada cinco bairros de São Paulo registrou queda no preço do aluguel nos últimos três meses. Bairros como Vila Nova Conceição, Alto da Lapa, Perdizes, Morumbi e Centro fazem parte da lista de 22 localidades com retração no valor. Os dados, resultado da união de índices de duas plataformas de consultoria imobiliária - Quinto Andar e Imovelweb -, divulgados ontem (12), refletem a desaceleração no preço médio da cidade.

 

Em fevereiro, São Paulo registrou uma alta acumulada em 12 meses de 9,75%. A capital paulista vinha de um processo de altas menores desde outubro de 2022, quando atingiu o ápice de 15,14%. Houve um repique em dezembro do ano passado e em janeiro deste ano. Mas agora o preço voltou a crescer num ritmo menor.

“Trata-se de um sinal evidenciado em outras importantes capitais do País, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, cidades nas quais o segmento imobiliário tem sentido uma acomodação nos preços. No caso de São Paulo, essa alta já estava em um patamar menor que o das outras cinco cidades analisadas pelo indicador”, afirmou Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.

Isso não significa que os valores estejam em queda. Pelo contrário. Já é o 31º mês consecutivo de alta nos preços. Desde julho de 2021 a capital paulista não observa redução no valor do metro quadrado. Entre os principais fatores no momento está a alta temporada de procura de aluguéis. Como muitos contratos vencem no final do ano, há uma demanda maior por aluguel nos primeiros meses do ano. 

Na capital paulista, em fevereiro, o preço médio do metro quadrado chegou a R$ 61,7 - o maior de toda a série histórica.

Para Reis, apesar dos preços elevados, os consumidores ainda encontram espaço para negociar. Dados do Índice de Aluguel mostram que o desconto médio das transações feitas em janeiro foi de 3,4% - 0,1 ponto percentual a mais que o registrado no mesmo mês de 2023.  “Ainda há espaço para barganhar e obter o melhor preço na hora de alugar. Iniciar a busca mais cedo aumenta a chance de se conseguir um desconto melhor”, concluiu o gerente de dados da consultoria imobiliária.

Abaixo, os 22 bairros com redução no valor do m² e respectiva variação nos últimos 3 meses em SP, segundo o Índice QuintoAndar Imovelweb:

 

Vila Roque -7.0%

Jardim América -6.1%

Jardim Peri -4.9%

Parque Novo Mundo -3.4%

Jaguaré -3.2%

Vila Santa Clara -3.1%

Vila Ré -2.9%

Vila Ede -2.6%

Jabaquara -2.4%

Jardim Iris -2.0%

Freguesia do Ó -2.0%

Vila Aricanduva -2.0%

Vila Romana -1.6%

Cidade Patriarca -1.5%

Morumbi -1.4%

Cangaíba -1.4%

Cambuci -1.2%

Perdizes -0.8%

Centro -0.7%

Alto da Lapa -0.5%

Campo Grande -0.4%

Vila Nova Conceição -0.1%

Arquivo

Um em cada 5 bairros de SP tem queda no aluguel em 3 meses (Arquivo).jpg

De acordo com o levantamento, dados refletem a desaceleração no preço médio da cidade

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner Sicon - vertical.jpg
Banner Festa em Papel (135x250).jpg
bottom of page