27/4/2021  12:08:10

 

 

Teatro online traz rotina de um homem confinado no apê

Por: da Redação

 

Aberta ao público, de 28 a 30/4, a obra de Matéi Visniec trata da relação de um homem e um besouro no confinamento de seu apartamento e guarda fortes semelhanças com as questões internas como incertezas, medos e ausência de afetos enfrentadas atualmente diante do isolamento imposto pela pandemia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com acesso online e gratuito, a peça “O Homem Besouro”, de Matéi Visniec, traz a visita insistente de um inseto, que faz um indivíduo repensar sua rotina, seus hábitos, vontades e desejos. Essa é a premissa do espetáculo na montagem do Grupo Lunar de Teatro, criado e idealizado pela dupla Suzana Muniz e Mau Machado, que assinam respectivamente direção e direção musical.  Serão 6 apresentações virtuais, de 28 a 30 de abril, diariamente em dois horários, 19h e 20h e 30.

 

O elenco é formado por Angelina Miranda, Cadu Carvalho, Edu Pinheiro, Guilherme Conrado, Juliana Carolina, Murilo Rocha, Thiago Merlini e Pamella Bravo. A bailarina e atriz Mariana Muniz faz uma participação especial como narradora, uma observadora externa, que como os espectadores, acaba aos poucos se identificando com as inquietações desse homem solitário.

 

Extraído do livro Teatro Decomposto ou O Homem-Lixo do autor romeno Matéi Visniec, o texto trata da relação de um homem e um besouro no confinamento de seu apartamento e guarda fortes semelhanças com as questões internas como incertezas, medos e ausência de afetos enfrentadas atualmente diante do isolamento imposto pela pandemia. Os atores também compartilharam seus sonhos durante o processo de criação como inspiração para uma dramaturgia imagética.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para a dupla criadora do espetáculo, Suzana Muniz e Mau Machado, “a condição de distanciamento social nos aproxima muito desse homem solitário, isolado e metódico que começa se relacionar com um besouro e que antes poderia ser considerado apenas estranho ou antissocial. É como se o autor colocasse uma lupa em nosso cotidiano, nossas manias, medos e atitudes quando sozinhos. O que antes causava estranhamento agora passa a ser, de alguma forma, familiar e reconhecemos as condições desse homem como nossas”.

 

A música é também um elemento fundamental do processo de criação do grupo. A trilha original criada por Mau Machado experimenta o universo surrealista, dadaísta e orgânico por meio de vocalizes realizados pelos atores e pelos sons de instrumentos, que se fundem para garantir o ritmo de cada cena.

 

As inspirações sonoras vieram do minimalismo de Philip Glass e Steve Reich, passando pela experiência eletroacústica de John Cage e o trabalho de vozes de Meredith Monk serviram como estímulo para a criação de cenas.

 

O figurino da Cinthia Cardoso foi criado com inspiração no universo de Henri Magritte buscando uma unidade entre os atores e uma sensação de neutralidade de gênero e de cores. A maquiagem estabelece o estranhamento como parte desse personagem e aproxima o universo teatral da máscara ao universo audiovisual. 

 

A direção de arte trabalhou com as possibilidades de cada ator em seu lar, já que as cenas em sua maioria foram filmadas por eles, com orientação dos diretores.

 

“A partir das improvisações descobrimos os ambientes das casas dos atores e eu e o Mau Machado desenvolvemos uma unidade de composição artística para o espetáculo. Naturalmente, o confinamento dos atores e os ‘quadrados’ do Zoom nos levaram a planos mais fechados durante a improvisação das cenas e decidimos assumir essa proposta como estética, uma amplificação da intimidade do personagem. Finalmente, Edu Pinheiro que é ator e videomaker, explorou através dos efeitos visuais as ideias surrealistas em vídeo, além de ser o responsável pela direção de fotografia e montagem da edição, nos aproximando definitivamente do universo audiovisual.”

 

Serviço:

 

Espetáculo teatral (online):

"O Homem Besouro", de Matéi Visniec.

 

QUANDO: de 28 a 30 de abril, às 19h e 20h30, com transmissão via Youtube do Grupo Lunar de Teatro. 

 

LINKhttps://youtube.com/c/grupolunardeteatro

 

DURAÇÃO: 30 minutos.

 

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos.

 

INGRESSOS: grátis.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • https://www.linkedin.com/company/72259547/admin/

Edu Pinheiro / Divulgação

Teatro online traz rotina de um homem co

É como se o autor colocasse uma lupa em nosso cotidiano, nossas manias, medos e atitudes quando sozinhos

Edu Pinheiro / Divulgação

Teatro online traz rotina de um homem co

É como se o autor colocasse uma lupa em nosso cotidiano, nossas manias, medos e atitudes quando sozinhos