top of page

MUNDO

21/3/2025      10:21:12

 

 

EUA atraem brasileiros com interesse em suas qualificações

Por: Rudi Gonçalves

 

Aumento dos vistos EB-1, EB-2 e H-1B mostra fuga de cérebros de profissionais qualificados para o território estadunidense

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dados da AG Immigration – escritório de advocacia imigratória com sede em Washington, D.C. – revelam que os Estados Unidos registraram recorde na emissão de vistos para brasileiros, considerados altamente qualificados em 2024.

 

Dentre as políticas de investimento na Educação, ao longo dos quatro governos sucessivos de esquerda no Brasil (Lula e Dilma), foram criadas várias universidades e institutos federais, com a ampliação de vagas ao ensino superior e o fortalecimento do ensino técnico. Outra iniciativa desse período foi a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como substituto, em 2009, do vestibular, além da criação do sistema de cotas raciais às universidades.

 

Segundo Leda Oliveira, Ceo da AG Immigration, "nos últimos 20 anos, o Brasil investiu significativamente no acesso ao ensino superior, com a criação de universidades federais e programas como o ProUni e o Fies, formando bacharéis, mestres e doutores em quantidades recordes. No entanto, devido às instabilidades políticas e econômicas que o País enfrenta há pelo menos uma década, essa mão de obra altamente qualificada não tem encontrado oportunidades no Brasil que correspondam ao seu nível de formação. Como consequência, muitos desses profissionais buscam oportunidades no exterior, especialmente, nos Estados Unidos, onde a qualidade das universidades, o padrão de vida e o poder de compra fazem do país a primeira escolha para esses brasileiros, o que ocasiona a alta no que chamamos de fuga de cérebros", afirmou.

 

Dentre os vistos que bateram recordes de emissão no ano passado, está o EB-2, destinado a pesquisadores e profissionais com habilidades excepcionais e que registrou 2.302 emissões em 2024, superando o recorde anterior de 1.988 em 2023. 

 

Já o visto EB-1, também conhecido como “visto Einstein” e direcionado a pessoas com talentos extraordinários e feitos notórios na carreira, registrou 491 autorizações concedidas - o recorde anterior era de 385, em 2022. 

 

Além disso, o visto H-1B, principal porta de entrada para os profissionais de tecnologia que vão atuar no Vale do Silício, também atingiu números históricos, com 1.947 mil emissões em 2024 (contra 1.866 em 2022, recorde até então).

 

Os números refletem a crescente demanda por os considerados ‘talentos brasileiros’ no mercado estadunidense, especialmente, em setores que exigem alto nível de qualificação. 

Vistos estadunidenses com

emissão recorde em 2024

 

1  - EB-2 (habilidades excepcionais): 2.302

2  - H-1B  (profissionais altamente especializados):1.947

3  - O-1 (habilidades extraordinárias): 1.722 

4  - O-2 (staff de O-1):  589

5  - EB-1 (habilidades extraordinárias): 491

6  - G-2 (funcionários governamentais): 480

7  - H-2A (trabalhadores temporários da área agrícola): 291 

8  - K-2 (filhos  de titulares de K-1): 179

9  - F-1 (filhos de cidadãos americanos): 171

10 - H-2B (trabalhadores temporários de área não agrícola): 151

Reprodução

EUA atraem brasileiros

Dentre os vistos que bateram recordes de emissão no ano passado, está o EB-2, destinado a pesquisadores e profissionais com habilidades excepcionais ...

PUBLICIDADE

Banner Anunciante
Banner do anunciante Sicon
bottom of page