top of page

MERCADO

16/10/2023     10:00:00

 

 

Retrofit em prédios visa oferecer locação residencial no Centro de SP

Por: Dinho Garcia


Desde março, dos 11 projetos aprovados de requalificação de edificações antigas no Centro de São Paulo, 9 buscam viabilizar a exploração da locação residencial, com a oferta de mais de mil apartamentos na região

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prédios particulares na região central de São Paulo poderão receber benefícios com obras de requalificação de suas estruturas (retrofit). O objetivo da prefeitura é que algumas dessas edificações ‘reformadas’ possam ser exploradas comercialmente pelos seus proprietários para locação residencial. Trata-se do Programa Requalifica Centro, onde, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (Smul), autoriza-se ‘reformas’ de edificações antigas, a cada 18 dias.

 

Dos 11 prédios que receberam Alvará de Requalificação, nove terão espaços destinados à moradia e dois vão abrigar salas de escritórios ou serviços de hospedagem e eventos. O primeiro retrofit aprovado pela prefeitura no âmbito do Requalifica Centro foi em 3 de março deste ano na rua Aurora, 850. O prédio, construído em 1954 para abrigar salas de escritório e lojas, está sendo transformado em um edifício residencial com cobertura para lazer e 122 unidades residenciais.

Já o mais recente projeto de retrofit autorizado foi o do Edifício Virgínia, na rua Martins Fontes. Conforme Alvará de Requalificação emitido em 26 de setembro, a reforma autorizada pela Smul viabilizará a oferta de 119 moradias, além de lojas no térreo e um restaurante na cobertura. Construído em 1949, o Edifício Virgínia pertenceu à família Matarazzo e estava desocupado desde 2018.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Nesse período, segundo a Secretaria, foram emitidos um alvará de requalificação, em média, a cada 18 dias pelo Requalifica Centro. Confira a lista mais abaixo. 

Retrofit para escritórios e hos
pedagem

A prefeitura também aprovou o retrofit dos dois primeiros empreendimentos do Programa Requalifica Centro destinados ao uso de serviços.

 

Um deles, fica na região da Cracolândia, na avenida Rio Branco, 595, e recebeu autorização para uma reforma que viabilizará a abertura de 23 salas para escritórios, incluindo áreas para locação de uso compartilhado e coworking. O segundo empreendimento fica na rua Araújo, 224, em um prédio onde no piso térreo já funcionou uma das boates mais famosas do centro de São Paulo. A edificação recebeu autorização para ser reformada e destinada a serviço de hospedagem e eventos.

O Programa Requalifica Centro (Lei 17.577/2021) é uma iniciativa da prefeitura que concede incentivos fiscais e edilícios para interessados em requalificar prédios antigos na região central. De acordo com a prefeitura, o objetivo é atrair mais moradores e novos investimentos para o centro da cidade. Podem participar do programa as edificações construídas até 23 de setembro de 1992 ou licenciadas com base na legislação edilícia vigente e localizadas em um perímetro estimado em 6,4 km² da região central.


Projetos aprovados pelo Requalifica Centro
 

Edifício Rodrigo Soares
Rua Aurora, 850
122 unidades residenciais

 

Edifício 7 de Abril
Rua Sete de Abril, 295
282 unidades residenciais

 

Edifício Rua São Bento

Rua São Bento, 487
7 unidades residenciais

 

Edifício Taquari

Avenida Ipiranga, 952
120 unidades residenciais  

 

Edifício das Américas
Rua Riachuelo, 217-221
69 unidades residenciais

 

Edifício Dona Marcha
Avenida Duque de Caxias, 408
86 unidades residenciais


Edifício Chrysler

Praça da República, 497
283 unidades residenciais

 

Edifício Renata Sampaio Ferreira
Rua Araújo, 216
93 unidades residenciais


Edifício Azaleia
Rua Araújo, 224

Serviço de hospedagem e eventos


Edifício Avenida Rio Branco

Avenida Rio Branco, 595
23 salas para escritórios


Edifício Virgínia

Rua Martins Fontes, 185
119 unidades residenciais 

Arquivo

O Edifício Taquari, na avenida Ipiranga, 952, é uma das edificações que receberam alvará de requalificação para explorar locações residenciais

Arquivo

Prédio na rua Aurora, 850, construído em 1954 para abrigar salas de escritório e lojas, está sendo transformado em um edifício residencial com cobertura para lazer e 122 unidades residenciais

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner Sicon - vertical.jpg
Banner Festa em Papel (135x250).jpg
bottom of page