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24/5/2023     21:10:00

 

 

Áreas comuns, pequenos apês e novas necessidades dos condôminos

Por: Dinho Garcia

 

Consideradas não essenciais, as áreas comuns acabam sendo deixadas de lado em condomínios, quando poderiam ser melhor aproveitadas em benefícios dos moradores 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estudos indicam que a cidade de São Paulo está em um período de mudança nos padrões de moradia, aumentando consideravelmente a quantidade de apartamentos cada vez mais compactos. Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) identificou que a metragem média das unidades de até um dormitório caiu 40% em uma década, passando de 46,1 m² para 27,5 m², em 2021. Já os apartamentos de dois dormitórios reduziram mais de 13 m², indo de 57,5 m² para 42,3 m². 

 

Diante dessa nova realidade, os moradores nem sempre conseguem se adaptar com facilidade. Um único espaço acaba tendo mais de uma utilidade e os ambientes considerados não essenciais, como lavanderia ou lazer, acabam sendo deixados de fora dos apartamentos.

 

Para suprir tais necessidades, inclusive, aquelas que oferecem comodidade e agilidade aos condôminos, empresas estão começando a levar ambientações até então individuais para as áreas comuns dos complexos residenciais.

 

Uma startup que acredita na importância de oferecer serviços ao dia a dia do consumidor é a Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos. “Por meio do conceito de honest market, atuamos no varejo de proximidade, que também é conhecido como varejo de vizinhança, já que a proposta é oferecer ao consumidor um ambiente de conveniência a uma curta distância, que pode ser percorrida a pé ou em um rápido trajeto de carro”, disse Douglas Pena, da Minha Quitandinha. 

 

No caso da franquia, as lojas não exigem muito espaço, adaptando-se a locais acima de 2m² e podendo ser instaladas tanto no hall de entrada do condomínio, como em uma recepção ou corredor, ou até mesmo em uma vaga de garagem. A marca, que oferece um mix com até 700 produtos de forma personalizada, que vai desde congelados a itens de limpeza e higiene pessoal, também opera por 24 horas nos sete dias da semana em um sistema de self-checkout

 

Há outros exemplos de negócios, que oferecem comodidade aos moradores, no quais os condomínios estão se transformando em centros de convivência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Temos o propósito de proporcionar ao consumidor o máximo de facilidades e o mínimo de esforço possível em seu cotidiano. Apostamos no conceito de hiper conveniência para contribuir com os momentos de lazer dos moradores”, contou Gustavo Almeida, CEO de uma empresa.

 

A marca disponibiliza em áreas comuns a todos os condôminos uma geladeira considerada ‘inteligente’ (smart vending coolers), que oferece uma gama de bebidas alcoólicas e não alcoólicas 24 horas, todos os dias, sem a necessidade de um vendedor para a intermediação da compra. 

 

“Investimos em uma tecnologia própria que a partir da inteligência artificial faz o reconhecimento do produto retirado pelo morador. Ou seja, para adquirir um dos itens das geladeiras, basta realizar o cadastro no aplicativo da marca e aproveitar o momento, pois o pagamento será efetuado de forma automática via app”, explicou Almeida. 

 

Já uma rede de lavanderias self-service do País apostou em um formato de operação específico para condomínios, já que com o espaço cada vez mais restrito, as administrações resolveram apostar nas lavanderias coletivas como uma opção para os moradores. Na avaliação do CEO da rede, Angelo Max Donaton, a mudança também parte do fato que, cada vez mais, as pessoas estão optando por simplificar o dia a dia.

 

O espaço de lavar roupas é administrado pelo próprio condomínio, que fica responsável pela manutenção e atendimento. “A lavanderia fica restrita ao uso dos moradores, o que evita filas e tem um preço mais acessível, com valor médio de R$ 12,00 para lavar ou secar até 10 kg de roupa”, afirmou Donaton. As máquinas são profissionais e, além de agilidade, representam economia nas contas do condomínio. Os equipamentos consomem apenas dois watts por ciclo, contra nove watts da máquina doméstica, informou o executivo da rede de lavanderia. 

Montagem (Divulgação)

... oferecem comodidade e agilidade aos condôminos, empresas estão começando a levar ambientações até então individuais para as áreas comuns ...

Divulgação

No caso da franquia, as lojas não exigem muito espaço, adaptando-se a locais acima de 2m² e podendo ser instaladas tanto no hall de entrada do condomínio

Divulgação

O espaço de lavar roupas é administrado pelo próprio condomínio, que fica responsável pela manutenção e atendimento

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