2/12/2024 (10:11:52)
Atualizada em 6/12/2024 (23:51:31)
"Arte da Diplomacia" e "Tia Virgínia" encerram Brazilian Film Festival
Por: Dinho Garcia
Em 2024, a MOSTRA completa 10 anos em São Paulo, com sessões gratuitas de longas e curtas-metragens nacionais, que buscam despertar nossa consciência social
Neste sábado (7), às 16h e 18h, no Cine Matilha, a MOSTRA XV: Brazilian Film Festival exibe gratuitamente as últimas duas sessões, este ano, com o documentário Arte da Diplomacia, de Zeca Brito, e a ficção Tia Virginia, de Fabio Meira.
No Brasil, além do Cine Matilha, a MOSTRA XV exibe 20 filmes, entre longas e curtas-metragens (incluindo duas animações) , também na Unibes Cultural, Espaço Centro da Terra e Faculdade de Belas Artes.
Em 2024, a MOSTRA completa o seu 15º aniversário em Chicago (EUA) e 10 anos na cidade de São Paulo, com a exibição de filmes que buscam despertar a consciência social, provocando o debate junto aos espectadores, a partir do olhar de nossos cineastas sobre a história, política, cultura e sustentabilidade do País.
Desde que foi lançada na capital paulista, em 2015, A MOSTRA nos brinda com a presença da sua diretora-geral, a brasileira Ariani Friedl, que há mais de 40 anos vive em Chicago, cidade onde em 2010 criou a MOSTRA. Além de divulgar e fortalecer nosso cinema nos Estrados Unidos, o festival tem como objetivo, apresentar a realidade brasileira, fugindo dos estereótipos pelos quais muitas vezes o Brasil é conhecido no exterior. No Brasil, em São Paulo, a responsabilidade pela organização da MOSTRA é dos jornalistas e produtores culturais Luiz Oliveira e Rudi Gonçalves.
PROGRAMAÇÃO (Cine Matilha)
Abertura dia 29/11 – às 18h - “Retratos Fantasmas” (Doc.), de Kleber Mendonça Filho
Dia 30/11 (sábado) - às 16h – “Mais Pesado é o Céu” (Ficção), de Petrus Cariry, premiado pela Curadoria da MOSTRA XV, em Chicago.
Dia 30/11 (sábado) - às 18h – “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos” (Doc.), de Daniela Broitman.
Dia 5/12 (quinta-feira) – às 16h – Sessão Curtas-Ficção, com “A Menina e o Pote”, de Valentina Homem (animação), “Cida tem Duas Sílabas”, de Giovanna Castelalari, “Cadim”, Luiza Pugliesi Villaça, “Big Bang”, de Carlos Segundo, e “Atotô”, de Bruno Laet.
Dia 5/12 (quinta-feira) – às 18h - “Saudosa Maloca” (Ficção), de Pedro Serrano.
Dia 6/12 (sexta-feira) - às 16h - “Grande Sertão” (Ficção), de Guel Arraes.
Dia 6/12 (sexta-feira) - às 18h - “Pedágio” (Ficção), de Carolina Markowicz.
Dia 7/12 (sábado) - às 16h - “Arte da Diplomacia” (Doc.), de Zeca Brito.
Dia 7/12 (sábado) - às 18h - “Tia Virgínia” (Ficção), de Fabio Meira.
PROGRAMAÇÃO (Faculdade de Belas Artes)
Dia 4/12 (quarta-feira), às 15h - Sessão Curtas-Documentário, com “As Placas são Invisíveis”, de Gabrielle Ferreira, “Utopia Muda”, de Julio Matos, “Camaco”, de Breno Alvarenga, e “A Balada dos Palhaços”, de Felipe D.B. e Lucas Marcarini.
PROGRAMAÇÃO (Espaço Centro da Terra)
Dia 4/12 (quarta-feira), às 19h - “Grande Sertão” (Ficção), de Guel Arraes.
PROGRAMAÇÃO (Unibes Cultural)
Dia 6/12 (sexta-feira), às 15h - “Eu Sou Maria” (Ficção), de Clara Linhart,
Dia 6/12 (sexta-feira), às 17h - “Servidão”, (Doc.) de Renato Barbieri.
Serviço
MOSTRA XV: Brazilian Film Festival, de “Consciência Social”
ONDE: Cine Matilha (rua Rego Freitas, 542 - República), Faculdade de Belas Artes (rua Doutor Álvar Alvim, 90 - Vila Mariana), Espaço Cultural Centro da Terra (rua Piracuama, 19 – Perdizes), e Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2500, ao lado da Estação Sumaré do Metrô).
QUANDO: Abertura dia 29, às 18h. Dias 30/11 e 5,6,7/12, às 16 e 18horas (Cine Matilha).
QUANDO: dia 4/12, às 15h (Faculdade de Belas Artes).
QUANDO: dia 4/12, às 19h (Centro da Terra).
QUANDO: dia 6/12, às 15h e 17h (Unibes Cultural).
QUANTO: Gratuito.
Divulgação
Grande Setão transpõe o universo da violência dos jagunços do sertão para o território das organizações criminosas
Divulgação
Maria mora em uma comunidade carioca, consegue uma bolsa em um colégio particular. Agora, ela terá que lidar com uma realidade muito diferente.
Andrea Testoni (Divulgação)
A atriz Vera Holtz (à esq.), com Arlete Salles, em cena de Tia Virginia, longa-metragem dirigido por Fabio Meira.
Divulgaçao
Cena do filme "Saudosa Maloca", que foi premiado pelo público na edição da MOSTRA XV: Brazilian Film Festival, em Chicago (EUA)