BEM ESTAR

Arquivo

8/10/2020  20:05:17

 

Um novo quarto para o “novo normal”, defende arquiteta

Por: da Redação

 

 

Projetos com  mudanças de ambiente no quarto de adolescentes e crianças têm, inclusive, o intuito de suprir a falta de contato com amigos e colegas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No ano de 2020, fomos apresentados a um novo normal, uma forma diferente de ver e fazer as coisas, consequentemente isso afeta também a forma de presentear os amigos e parentes. Chegando o Dia das Crianças e também o aniversário dos filhos, a nova moda é presentear eles com uma mudança de ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“A busca pelo conforto e a satisfação em ficar tanto tempo dentro de casa, nos motivou a fazer pequenas reformas e mudanças de decoração, os pequenos também precisam ser lembrados, e seu "cantinho" precisa ficar agradável para recebê-los. Por isso pensamos em presentear nossa filha com quarto novo” explicou uma moradora, a Adriana Marinho, bancária e mãe da Bia. A menina que irá fazer 15 anos, não poderá fazer sua festa com os amigos, devido à pandemia.

 

Segundo a arquiteta Maria Fernanda, com essa nova forma de presentear as crianças e adolescentes, os pais procuram maneiras de como deixar o quarto dos filhos completo, tendo dentro do ambiente espaço de estudos e diversão, sem que fique confusa a decoração. “Uma forma de se conseguir isso é separar os espaços pelo uso de cores, usar paredes de cores diferentes, revestimentos que agregam essa questão do aconchego, sempre que possível o uso de madeira, de tons suaves, nada muito industrial, nada muito sintético, algo que leve para o tom do artesanal” explicou.

 

Para a profissional, essa tendência, que veio junto à pandemia, acabou forçando que os projetos feitos a um ano, sofram alterações e reajustes. “O que aconteceu em relação aos projetos do escritório, é que durante a pandemia, acabamos executando projetos que foram realizados ano passado, e que teve que ter uma abordagem de ajustes em termos de espaço físico e abordando mais essa questão lúdica, de papel de parede, de cor, alguns pais pediram bancadas que pudessem acoplar essa realidade de estudo dentro do quarto, principalmente com sistema wifi e laptop para fazer aula online” contou Fernanda.

 

O quarto da Bia é um exemplo disso, disse a autora do projeto. De acordo com a mãe, Adriana Marinho, o ambiente foi totalmente projetado para as necessidades de sua filha, e uma delas é o espaço separado para o encontro com seus amigos por plataformas digitais. “Ela adorou, ficou feliz e não vê a hora de curtir o quarto novo” comenta a mãe.

 

A ideia é ter espaços que podem ter uma exploração para diversos momentos diferentes dentro de um mesmo cômodo. “Um momento de leitura, um momento de ter um espaço até de horta, de colocar uma planta, para que a criança possa ter um contato com uma jardineira por exemplo, uma área para brincar, outra para desenhar, ter contato com argila e modelagem, um espaço que tivesse bancadas livres para trabalhamos manuais”, defendeu a profissional.

 

Ainda sobre a pandemia, muitas crianças não só sentem falta de ver os amigos, mas também do ambiente escolar. “Algumas crianças vem pedindo que algumas aulas que tinham nas escolas, fossem para dentro de casa, como costura, modelagem, espaços que pudessem ser de fácil limpeza, exatamente para trabalhar com elementos ligados a arte” completou.

 

É essencial que os filhos estejam presentes de maneira direta na construção do projeto do quarto. “A Bia participou desde o início. Desde quando estávamos pensando em presenteá-la. Definiu o projeto diretamente com a arquiteta, escolheu tudo, foi tudo do gosto dela, e ela está curtindo todas as etapas. As crianças se sentem realmente “donas do pedaço” quando ganham um ambiente totalmente personalizado, nesse momento que estamos vivendo, onde passamos maior parte do dia em casa, a valorização destes presentes se tornam ainda maior” concluiu  Marinho.

Divulgação / Carmen Calixto

 “A busca pelo conforto e a satisfação em ficar tanto tempo dentro de casa, nos motivou a fazer pequenas reformas e mudanças de decoração, ..."

Divulgação / Carmen Calixto

De acordo com a mãe, Adriana Marinho, o ambiente foi totalmente projetado para as necessidades de sua filha, ...

Banner_França_-_145x240.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine