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7/5/2025      16:44:07

 

 

O avanço das compras digitais via minimercados autônomos

Por: da Redação

 

Modelo de autoatendimento no varejo brasileiro impulsiona uma nova jornada de compra com conveniência e acessibilidade nos condomínios para moradores de todas as idades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O avanço da tecnologia transforma o varejo de maneira acelerada, sendo os minimercados autônomos um exemplo mais visível dessa evolução. Com um modelo de autoatendimento totalmente digital, sem filas e sem caixas, essas lojas ganham cada vez mais espaço em condomínios, prédios residenciais e comerciais. Segundo dados do Sebrae, em 2024, o setor alcançou 457 mil estabelecimentos em todo Brasil.  

 

Facilitação da compra online

 

Diante deste cenário, os minimercados autônomos também enfrentam desafios do varejo atual, como a inclusão digital de todos no consumo. Como, por exemplo, envolver uma pessoa da terceira idade com pouca familiaridade em aplicativos nas compras.

 

A Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, tem apresentado propostas práticas para essa questão, desenvolvendo ferramentas simplificadas, como o QPay. De acordo com a empresa, a tecnologia permite aos moradores/consumidores realizarem compras em menos de 19 segundos, com agilidade, a partir de um aplicativo de fácil utilização. 

 

Para o sócio-fundador e CRO da Minha Quitandinha, Douglas Pena, a tecnologia intuitiva, como soluções de pagamento via aplicativo e sensores inteligentes foram desenvolvidas para incluir a todos.

 

“A experiência de compra é muito simples e intuitiva, diferente dos modelos de autoatendimento disponíveis na maioria dos supermercados do País, que acabam desencorajando a compra. Um modelo de compra simples e rápida ajuda a quebrar a barreira do medo. Mais do que isso, criam experiências acessíveis a todos os perfis de consumidor. Atualmente, a faixa-etária dos nossos usuários varia de 8 a 80 anos, de ambos os gêneros”, comentou Pena. 

 

A mudança de hábito no consumo engloba todas as gerações, como os millennials e a Geração Z, que valorizam a agilidade, a autonomia e o consumo consciente, que também são pilares dos minimercados autônomos. Já para os baby boomers e a Geração X, a conveniência do acesso 24h e a simplicidade do processo são fatores decisivos para a aceitação do modelo.

 

Conforme a Minha Quitandinha, a combinação entre a proximidade física dos minimercados e a facilidade das soluções digitais contribuem para que até mesmo quem nunca comprou online consiga utilizar esse modelo, como os idosos, que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2050, cerca de 30% da população brasileira será da terceira idade. 

 

A expectativa é de que com a popularização dos smartphones e o incentivo ao uso de aplicativos simples e intuitivos, muitos idosos estejam superando barreiras tecnológicas para realizar tarefas cotidianas com mais autonomia.

 

Segundo pesquisa realizada pela Offerwise, empresa especializada em pesquisa de mercado online, 90% dos idosos realizam compras pela internet e 97% têm o hábito de acessar a internet diariamente. Nesse cenário, os minimercados autônomos são uma alternativa prática e acessível, que reforça a independência, estimula o uso de novas tecnologias e oferece conveniência no dia a dia.

 

Para Pena, o grande diferencial do modelo está na forma como a ferramenta é aplicada para criar conexões reais com todos os perfis de público. “Não se trata apenas de tecnologia, mas de experiências pensadas para todos. O futuro do varejo passa, necessariamente, pela democratização do consumo digital, onde cada clique, cada toque na tela, é projetado para incluir o consumidor”, concluiu. 

 

Sobre a Minha Quitandinha

 

A Minha Quitandinha é uma startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo. Fundada em 2020, em Balneário Camboriú (SC), a rede de franquias funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem intermediários para a realização das compras, com o propósito de proporcionar conveniência, qualidade e segurança a complexos residenciais ou comerciais.

 

Como potencializador de fidelização, passa a explorar um novo conceito: o mercado de super proximidade, que aposta no protagonismo do consumidor e no investimento constante em tecnologias de ponta para oferecer um atendimento cada vez mais assertivo e personalizado. 

Wilson Ohata (Divulgação)

Mini-mercados autônomos

A tecnologia permite aos moradores/consumidores realizarem compras em menos de 19 seg., com agilidade, a partir de um aplicativo de fácil utilização

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