MERCADO

23/9/2020  09:06:31

 

Mesmo na pandemia, opção por materiais de construção é presencial

Por: da Redação

 

A chegada da pandemia pegou o segmento de materiais de construção um tanto despreparado para lidar com a realidade virtual. A constatação é de pesquisa realizada entre julho e agosto, que aponta o perfil dos consumidores. Mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia, 46% desses compradores preferem adquirir material de construção presencialmente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com mais de 140 mil estabelecimentos espalhados pelo Brasil, o varejo de material de construção é formado, em sua maioria, por pequenos negócios com baixíssimo grau de digitalização, perfil de gestão familiar, fundamentado na indicação e no relacionamento pessoal do dono da loja com seus clientes.

 

* Pesquisa realizada entre julho e agosto de 2020 pela Oficina de Estratégia apontou que 28% dos consumidores que compraram material de construção durante o período de isolamento social optaram pelo canal online, por meio de lojas virtuais e de e-commerce. 46% dos consumidores preferiram manter suas compras presencialmente e o restante utilizou o Whatsapp e o telefone da loja como meio para realizar suas aquisições.

 

O alto índice de compras presenciais na categoria, na avaliação dos realizadores da pesquisa, evidencia a preferência pelo deslocamento até a loja de material de construção, mesmo com todas as restrições impostas pelo isolamento social, e indica a dificuldade do uso de canais digitais no segmento.

 

Já no ** levantamento realizado com os pequenos varejos de material de construção, em São Paulo, no mesmo período, a preferência do cliente pelo atendimento via Whatsapp e telefone merece destaque. 75% dos varejista indicam o aplicativo como canal de preferência de seus clientes durante a pandemia, 68% indicam o contato telefônico e 41% a preferencia pela continuidade do atendimento presencial na loja.

 

Ainda conforme o estudo. na ausência de soluções virtuais que gerem uma experiência de compra próxima à presencial, o Whatsapp acaba se tornando um boa opção para o lojista, uma vez que não exige altos investimentos e treinamento da equipe. Mas será que oferece a melhor experiência de compra para o consumidor?

 

Os dados da pesquisa, de acordo com seus realizadores, mostram que a pandemia deixou evidente a dificuldade do segmento na oferta de soluções virtuais de atendimento ao consumidor.

 

A transformação digital certamente será pauta para a cadeia de material de construção nos próximos anos e pode redefinir o cenário competitivo. Quem serão os protagonistas e visionários? E quem serão os seguidores?

 

* Pesquisa: “Você, sua casa e a pandemia”, realizada pela Oficina da Estratégia entre julho e agosto de 2020 (250 consumidores: 72% moradores da cidade de São Paulo, 80% entre 30 e 60 anos e 86% entre dois a quatro moradores na mesma casa).

 

** Pesquisa: “Lojas de Material de Construção e a pandemia”. (100 donos de lojas de material de construção de São Paulo).

Arquivo

46% dos consumidores mantiveram suas compras presencialmente e o restante utilizou app e o telefone da loja como meio para realizar suas aquisições

Banner_França_-_145x240.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine