3/9/2025 09:34:29
Formação de síndico para moradores chega a cinco capitais do País
Parceria entre Cerus e projeto Síndicos de Valor promove curso técnico para lideranças condominiais em Fortaleza, Recife, Brasília, Manaus e Salvador, com início neste mês de setembro
De acordo com os organizadores do curso, com o avanço da verticalização nas cidades brasileiras, cresce também a necessidade de síndicos mais preparados para lidar com a complexidade da administração condominial.
Atento a essa realidade, o Cerus, instituição financeira especializada no segmento condominial, firmou parceria com o projeto Síndicos de Valor para lançar o Curso Profissional Síndico Diamante, voltado especialmente para moradores que assumem a função de síndico.
As aulas têm início no dia 4 de setembro e serão realizadas em cinco capitais: Fortaleza, Recife, Brasília, Manaus e Salvador. Ao todo, o curso contará com 10 módulos — cinco presenciais e cinco telepresenciais (ao vivo e online). O conteúdo será ministrado por professores especialistas e abordará temas como administração condominial, sistemas de gás e prevenção de incêndios, direito condominial, manutenção predial, reformas, soluções inovadoras, previsão orçamentária e técnicas para condução de assembleias.
A iniciativa pretende responder a uma mudança significativa no perfil habitacional do País. Segundo o IBGE, o número de domicílios em prédios cresceu mais de 150% entre 2000 e 2022, passando de cerca de 3 milhões para mais de 7,8 milhões. Capitais como Fortaleza, Recife, Brasília e São Paulo já concentram a maior parte dos lançamentos imobiliários nesse formato, o que amplia a responsabilidade dos síndicos na gestão de espaços coletivos.
Luciano Magalhães Macedo, Ceo do Cerus, destacou que “nossa proposta é contribuir com a qualificação dos síndicos moradores, que hoje representam uma parte significativa da gestão condominial no País, mas muitas vezes assumem essa responsabilidade sem apoio técnico. Ao lado do projeto Síndicos de Valor, queremos construir soluções práticas e duradouras que fortaleçam a governança, promovam a transparência e tragam mais equilíbrio para a vida em condomínio”, disse.
O Curso Profissional Síndico Diamante foi desenvolvido pela equipe do professor Fábio Quintanilha, síndico profissional, palestrante e idealizador do projeto Síndicos de Valor. “Queremos transformar o papel do síndico morador em algo mais estruturado, com acesso à informação de qualidade e orientação profissional. Não se trata apenas de cuidar da rotina do prédio, mas de assumir uma função de liderança com responsabilidade social, transparência e visão de futuro”, ressaltou.
Para inscrever-se no curso basta clicar na plataforma Sympla, onde as vagas estão disponíveis.
Sobre o “Sindico de Valor”
Criado com o propósito de fortalecer o papel do síndico como gestor, líder e agente de transformação nos condomínios brasileiros, o projeto Síndico de Valor, conforme seus organizadores já impactou diretamente mais de 9 mil síndicos em diversas regiões do País.
A iniciativa aposta em capacitação prática, acessível e de alto impacto para transformar a rotina da gestão condominial e promover ambientes mais seguros, sustentáveis e colaborativos.
Em 2024, o projeto deu um passo importante com o lançamento do Curso de Formação Profissional Síndico Diamante, voltado para quem busca se destacar no setor com conteúdo aplicado e orientação técnica. Outro diferencial foi a criação de uma rede nacional de mentores, que conecta experiências, fortalece trajetórias e mostra que o crescimento do síndico acontece em comunidade. Para o Síndico de Valor, condomínio bem cuidado começa com síndico bem preparado.
Sobre o Cerus
Fundado em 2020, o Cerus se destaca por sua atuação na área financeira junto aos condomínios, na valorização de seus patrimônios. A instituição é respaldada por um fundo de investimento que garante mais de R$ 720 milhões em recorrência em todo o Brasil, acumulando em todo período mais 1,2 bilhões em taxas garantidas.
Divulgação

As aulas têm início no dia 4 de setembro e serão realizadas em cinco capitais: Fortaleza, Recife, Brasília, Manaus e Salvador