CIDADES

11/9/2020   15:47:09

 

Moradores se organizam contra a construção de prédio

Por: da Redação

 

Manifestação ocorrerá amanhã (12), sábado, na rua Estados Unidos, bairro dos Jardins, contra uma obra irregular autorizada pela prefeitura de São Paulo, denuncia associação de moradores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Organizados pela Associação de Moradores do Jardins (AME Jardins), residentes e frequentadores do bairro, que fica na zona Sul de São Paulo, protestarão no próximo dia 12 (sábado),  às 11 horas, contra a construção autorizada pela prefeitura de um edifício de 40 metros na rua Estados Unidos. De acordo com os organizadores  da manifestação, a obra contraria a legislação (Lei 16.402/2016), que proíbe edificações de mais que 10 m no local. 

 

Conforme os moradores do bairro, a rua Estados Unidos sofre sério risco de ficar desconfigurada, denunciam. O terreno já está sendo preparado, com tapumes na frente e teve árvores suprimidas para dar início a construção. 

 

A AME Jardins afirma que a lei estabelece uma faixa de 40m, chamada faixa envoltória de área tombada onde não se pode construir prédios acima de 10m de altura. O empreendimento aprovado tem 16 andares e está dentro desta zona. “Nunca foi erguido um prédio na rua Estados Unidos e agora irão construir um, mesmo em parâmetros totalmente ilegais”, disse Daniela Cerri Seibel, presidente da associação de moradores 

 

Em estimativa calculada por associações de bairros da região, caso essa infração na lei seja tolerada e o edifício erguido, uma brecha (na legislação) será aberta para a construção de mais 200 prédios na região.

 

De acordo com a AME, os jardins são notórios por serem um foco de resistência do verde e a própria Estados Unidos é exemplo: quando a fizeram corredor não residencial, muitas árvores sumiram. No próprio terreno onde querem edificar, já eliminaram as poucas que ainda havia.

 

Com ruas arborizadas e praças agradáveis, a associação defende que a região é um exemplo para ser replicado na cidade e um pulmão para São Paulo. “Erguer esses prédios é acabar com um dos poucos lugares que a cidade tem que não se caracteriza por edifícios gigantes, muitos carros e caos”, alertou Seibelum, que também é mordora na região. 

 

A manifestação será às 11hs, do dia 12, na altura do número 702, onde o prédio será construído.

 

Sobre AME Jardins

 

A AME Jardins é uma associação de moradores criada em 2007 por pessoas que vivem e trabalham nos bairros dos Jardins América, Europa, Paulista e Paulistano. A organização é financiada pelos próprios moradores e empreendedores da região.

Arquivo

A manifestação será às 11hs, do dia 12, na altura do número 702, onde o prédio será construído

Banner_França_-_145x240.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine