CIDADES

8/3/2020  10:53:23

 

Criticada pela Acresce, alta do imposto é alvo do IPTU Justo

Por: da Redação

 

O aumento de 12,3% na arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) , em 2019 (R$ 10,395 bilhões), anunciado pela Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, chamou a atenção de Simone Boacnin, representante do Movimento IPTU Justo. Os números foram apresentados em audiência na Câmara Municipal de São Paulo, ocorrida no dia 27 de fevereiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo matéria publicada no site da Câmara, a representante do Movimento IPTU Justo, questionou o secretário da fazenda, Philippe Duchateau, sobre a elevação da contribuição para os moradores da cidade. Para Boacnin, os impostos aumentaram em mais de 10%, contrariando reajuste limitado em 3,5% pela atualização da Planta Genérica de Valores (PGV).

 

Matéria publicada pela Folha do Condomínio OnLine, em 28 de fevereiro, já questionava os reajustes no IPTU, no período de 2015 a 2019, considerados indevidos e denunciados pela Associação dos Condomínios Residenciais e Comerciais (Acresce), que realizou auditoria nos carnês do imposto cobrado dos contribuintes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na reportagem do site da Câmara, Duchateau procura justificar que, os aumentos maiores decorreram da atualização do valor venal dos imóveis após a revisão da PGV, que chegava a variar até 50% para cima: “Para evitar que o IPTU também alcançasse estes índices de um ano para outro, foram estabelecidas travas que limitavam os reajustes anuais. Então, muitas pessoas ainda estão usufruindo desse benefício que é a divisão do valor ao longo do tempo, dentro dos limites da trava”, disse Duchateau.

 

Presente à audiência, a vereadora Soninha Francine, vice-presidente da Comissão de Finanças da Casa, alegou dúvidas quantos aos números apresentados pelo secretário. Para a parlamentar, houve um aumento expressivo na arrecadação. “Mas, mesmo assim, urbanismo, por exemplo, inclui muitas coisas diferentes e eu quero entender esse crescimento”, destacou.

Luiz França/CMSP

Simone Boacnin, representante do Movimento IPTU Justo

Luiz França/CMSP

Philippe Duchateau, secretário municipal da Fazenda de São Paulo

PUBLICIDADE

Banner Empreiteira FM 1 (420x240).jpg

PUBLICIDADE

Banner_Santana_-_Serviços_Tercerizados.j
Banner_França_-_145x240.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine