BEM ESTAR

15/10/2020  09:30:20

 

Cozinhas que buscam atender expectativas de moradores

Por: da Redação

 

Para muitos, a cozinha já alçou o status de ambiente favorito da casa. Seja grande ou pequena, moderna ou clássica, o mais importante é que sua concepção acompanhe a vida do morador em todas as suas necessidades, desejos e sobre como pretende vivenciar o ambiente no dia a dia. Cada projeto realizado deve compreender a história do cliente – seja residindo sozinho, para um casal ou uma família.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, “nosso trabalho se consiste em entender a história de quem nos procurou para projetar a cozinha, conhecer a rotina, o que é essencial e aprender sobre seus gostos pessoais. Com a máxima de surpreender, ao entregar o ambiente buscamos aquele sorriso no rosto e a expressão corporal que fala por si só sobre a felicidade de termos realizado tudo o que era esperado... ou até além”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em busca dessas histórias e inspirando-se nelas, os arquitetos enxergam a residência como um templo restaurador e também acreditam que o preparo de refeições expressa o amor e esse fato justifica a ascensão do ambiente. 

 

“Esse sentimento é vivenciado não apenas quando a pessoa recebe convidados para oferecer um jantar, mas também é expresso quando, mesmo na correria do dia a dia, você tira 10 minutos para preparar uma refeição saudável e prática”, contextualizou Mello.

 

Os profissionais sabem que a arquitetura está muito ligada aos sonhos das pessoas. Aqui, para findar a rotina de hospedagens em hotéis, um casal de empresários residentes em Manaus – mas muito presentes em São Paulo, resolveu investir em um imóvel para chamar de seu na capital paulista.

 

Mesmo não sendo a morada principal, era fundamental a necessidade de sentir-se em casa com uma decoração que apresentasse traços de suas personalidades e incorporasse a oportunidade de cozinhar e interagir com quem estivesse com eles. Em função do espaço reduzido, a cozinha tipo corredor foi o ponto de partida e seguiu acompanhada pela marcenaria sob medida na cor azul e detalhes de madeira nas bordas e laterais.

 

Além disso, a serralheria, aliada aos armários, ganhou vez como prateleiras superiores e trouxe modernidade e equilíbrio. De quartzo, a bancada da pia foi concebida como uma extensão que forma uma mesa e primordial para os momentos gastronômicos. Para acompanhar, os arquitetos escolheram cadeiras mais altas que seguiram em harmonia com o décor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Presente em um apartamento de 128m², uma cozinha ampla traz grandes soluções idealizadas pelos arquitetos. Com os proprietários de origem pernambucana, os arquitetos foram designados a desenvolver um ambiente que proporcionasse à moradora o prazer de preparar as receitas nordestinas que fazem parte de suas raízes. Junto com isso, a satisfação de receber amigos e familiares – que os visitam com frequência – para degustar seus pratos.

 

Coube a eles prover uma cozinha superequipada, com uma ampla bancada (em um total de 4,5m de extensão) e com a possibilidade de integrar ou separá-la da área social quando necessário. “Para crescermos o espaço, derrubar algumas paredes do layout original da planta nos permitiu criar um projeto funcional e superinteressante”, revelou Andrade.

Presente em um apartamento de 55m², uma cozinha, embora pequena, dispõe de tudo o que a moradora precisa e emana seu jeito de ser. Com 25 anos de idade e os sonhos de uma jovem que chegou em São Paulo para realizar seus projetos e começar uma vida nova, os arquitetos expressaram na cozinha o conceito dos traços urbanos mesclado ao feminino, que fica evidente na aplicação do revestimento chevron no frontão da pia.

 

“A escolha dos tons de cinza, rosa e branco (1ª foto), que são os favoritos da nossa cliente, evidenciou uma atmosfera muito própria para todo o apartamento”, disse Mello.

 

O módulo de marcenaria que fica sob a pedra acomoda o cooktop, forno e máquina de lavar louças. Na parte superior o armário recebe o escorredor de louças, deixando espaço livre para utilização da bancada.

 

O projeto dessa cozinha veio de encontro ao novo momento de uma família, que se mudou para um apartamento mais amplo, com o dobro da área útil anterior. Com essa prerrogativa, a vontade de um novo estilo de vida também na cozinha, contaram os profissionais.

Na hora de escolher o revestimento, nenhum expressava o gosto dos clientes. Foi a partir daí que os arquitetos partiram para a personalização: criaram desenhos em formas geométricas combinados aos fortes de azul, preto e cinza (3ª foto). O resultado, acreditam, foi o protagonismo em todo projeto da cozinha e a composição harmônica com a base neutra também presente no décor.

Luís Gomes / Divulgação

Seja grande ou pequena, moderna ou clássica, o mais importante é que sua concepção acompanhe a vida do morador em todas as suas necessidades, desejos e sobre como pretende vivenciar o ambiente no dia a dia

Luís Gomes / Divulgação

Por meio de alguns projetos, os profissionais compartilham histórias e propostas de como a cozinha pode ser cheia de funcionalidade e estilo

Luís Gomes / Divulgação

Foi a partir daí que os arquitetos partiram para a personalização: criaram desenhos em formas geométricas combinados aos fortes de azul, preto e cinza

Luís Gomes / Divulgação

Além disso, a serralheria, aliada aos armários (ao fundo), ganhou vez como prateleiras superiores e trouxe modernidade e equilíbrio

Banner_França_-_145x240.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine