MERCADO

23/6/2021   09:54:34

 

 

A escalada de aumentos nos valores do aluguel residencial

Por: da Redação

PESQUISA DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como se não bastasse as altas exorbitantes (37,04%) nas renovações dos contratos de locação residenciais, ditadas pelo IGP-M, agora, quem procura casa para alugar em São Paulo está sujeito a altas não menos caras, de 3,54%. Acima, Levantamento do Secovi-SP, que representa o mercado imobiliário, mede a variação entre junho de 2020 e maio de 2021.

 

Para Adriano Sartori, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do sindicato, com o aumento dos percentuais das novas locações, “percebemos uma estabilidade no valor do aluguel neste mês e já projetamos uma melhora na variação do acumulado, o que representa boa expectativa para o mercado de locação residencial nos próximos meses”, analisou.

 

Famílias menores são mais afetadas
 
Os imóveis com 3 dormitórios apresentaram as menores variações de preço (0,10%). O valor do aluguel das residências de 1 dormitório subiu 0,05% e os de 2 dormitórios não registraram variação.

 

Garantia dada em depósito de até  3 meses ganha espaço


Segundo o sindicato, o fiador manteve a liderança como o tipo de garantia mais frequente entre os inquilinos, respondendo por 46% dos contratos de locação firmados em maio. O depósito de até três meses de aluguel foi bastante utilizado no mês: 38,5% dos locatários preferiram essa modalidade de garantia. O seguro-fiança foi o instrumento jurídico usado em 15,5% dos contratos de locação residencial.
 
O Índice de Velocidade de Locação (IVL) divulgado pela entidade, que avalia o número de dias que se espera até que se assine o contrato de aluguel, indicou que o período de ocupação foi de 30 a 80 dias. Os imóveis alugados mais rapidamente foram as casas e os sobrados, com período compreendido entre 30 e 56 dias. Os apartamentos tiveram um ritmo de escoamento mais lento: de 31 a 80 dias.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • https://www.linkedin.com/company/72259547/admin/

Fonte: Secovi-SP

A escalada de aumentos nos valores dos a

Acumulados em 12 meses dos percentuais do IGP-M e de novas locações residenciais