top of page

11/4/2024      12:07:34

 

 

Dados apuram alta no aluguel entre jan/mar em 86 bairros de SP

Por: da Redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo levantamento realizado em conjunto por duas plataformas online, que exploram o mercado  imobiliário, quatro em cada cinco bairros de São Paulo registraram uma valorização no preço médio do aluguel, nos últimos três meses. Os dados divulgados nesta quinta-feira (11), pelo Índice de Aluguel Quinto Andar / Imóvelweb, mostram que 86 dos 108 bairros pesquisados na capital paulista tiveram alta no valor entre janeiro e março deste ano, em comparação com os últimos três meses de 2023.

Piqueri, na zona Norte, encabeça a lista. O bairro teve uma alta de 19,9% no período. Logo atrás aparecem Planalto Paulista (17,9%), Sítio do Mandaqui (15,5%), Jardim Pirituba (13%) e Mandaqui (12,3%). O preço médio na cidade também subiu, pelo 32º mês consecutivo, fechando em R$ 62,68. É o maior valor de toda a série histórica, iniciada em 2019. O crescimento em relação a fevereiro foi de 1,59%. Somente nos primeiros três meses do ano, o preço médio na cidade subiu 4,78%. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gerente de Dados do Grupo Quinto Andar, Thiago Reis defende que, “desde julho de 2021 a capital paulista não observa redução no valor do metro quadrado. Entre os principais fatores no momento está a alta temporada de procura de aluguéis. Como muitos contratos vencem no final do ano, há uma demanda maior por aluguel nos primeiros três meses do ano”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Os apartamentos de um dormitório ajudaram a elevar novamente o preço na cidade. A variação para este tipo de imóvel foi a maior na comparação com os últimos três meses de 2023: 4,22%. Mas os imóveis com dois e três quartos também registraram um aumento nos preços: 3,89% e 2,91%, respectivamente.

Desconto

Apesar de o preço subir constantemente na cidade, ainda há espaço para negociação. Dados apresentados pelo levantamento mostram que o desconto médio das transações feitas em março foi de 3,4% - o mesmo percentual do mês passado e 0,2 ponto percentual acima do registrado em março de 2023.

“Pode parecer um percentual pequeno, mas ele é bastante representativo, especialmente, na comparação com os meses anteriores. Para o inquilino, é uma sinalização de que vale barganhar um pouquinho. Para o proprietário, um aviso de que dar um desconto pode ser um bom negócio para não manter o imóvel parado e perder dinheiro”, afirmou o gerente de Dado.

Confira a lista dos 15 bairros mais valorizados no 1º trimestre de 2024

 

Piqueri - 19,9%

Planalto Paulista - 17,9%

Sítio do Mandaqui -15,5%

Jardim Pirituba - 13%

Mandaqui - 12,3%

Sapopemba - 12,3%

Bom Retiro - 11,8%

Brás - 10,4%

Vila Sônia - 10,3%

Ponte Rasa - 9%

Vila Califórnia - 8,3%

Vila Nova Cachoeirinha - 8%

Jardim Santa Emília - 7,7%

Jardim Brasil - 7,2%

Vila Matilde - 6,6%

 

Sobre os métodos do levantamento

 

A metodologia do Índice usa um modelo de preços hedônico, flexível, e incorpora dezenas de variáveis estruturais e locacionais para melhorar a qualidade e precisão dos dados. Fatores como tamanho, número de vagas de garagem, acessibilidade a escolas, entre outros, são levados em conta. Como resultado, o Índice se mostra um retrato fiel das tendências no mercado.

Ele está presente em SP, Rio, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília e tem periodicidade mensal. Acesse grupoquintoandar.com/indice-de-aluguel/ para mais informações.


Confira o material completo aqui

Arquivo

86 dos 108 bairros pesquisados na capital tiveram uma alta no valor entre janeiro e março deste ano, em comparação com os últimos três meses de 2023

Divulgação

Apesar de o preço subir constantemente na cidade, ainda há espaço para negociação, defende plataforma imobiliária

Divulgação

"... Para o proprietário, um aviso de que dar um desconto pode ser um bom negócio para não manter o imóvel parado e perder dinheiro”, disse Reis

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner Sicon - vertical.jpg
Banner Festa em Papel (135x250).jpg
bottom of page