MERCADO

25/3/2021  10:25:25

 

 

84% dos lojistas da Alshop já demitiram, diz entidade

Por: da Redação

 

Num cenário em que o número de mortos pela Covid-19 ultrapassou as 300 mil vítimas esta semana e o número de brasileiros contagiados pela doença está acima dos 12 milhões, com a ocupação das UTIs ultrapassando os 80% em 24 Estados e no Distrito Federal, a Alshop, que representa lojistas em shoppings, divulga levantamento sobre demissões no setor para pressionar os governos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo a pesquisa, feita junto aos comerciantes associados, 84% dos lojistas de shopping já demitiram desde o início da crise deflagrada pela pandemia. A associação afirma que representa mais de 9 mil pontos de vendas no País. Mais da metade dos associados, 53% teme pela continuidade da crise, que pode levar a um fechamento definitivo e novas demissões, enquanto pouco mais de ⅓ dos associados, 35% ainda seguem confiantes na recuperação das vendas no pós pandemia.

 

Para Nabil Sahyoun, presidente da Alshop,  “a pesquisa aponta que os reflexos da nova onda de fechamento já reflete diretamente na economia. Quase a totalidade dos associados já demitiu e mais da metade teme o fechamento definitivo, o que mostra a gravidade da situação. Por outro lado, medidas de ampliação do crédito não chegaram de maneira uniforme aos empreendedores pequenos que em um shopping center representam 70% das lojas.”, afirmou.

 

Sem aumento de vendas e ticket médio em baixa

 

Ainda conforme a entidade, para 87% dos lojistas desde o começo do ano não houve nenhum aumento no movimento de clientes e nos Estados onde os shoppings estão funcionando, o ticket médio de compra é de R$ 220,00, queda de 37% em relação ao mesmo período de 2019. Os dados desta vez, segundo Sahyoun refletem situações desiguais nos Estados, pois o fechamento do comércio não é total em várias unidades da federação.

 

O ticket médio em baixa reflete a queda do tempo em que os clientes permanecem nos centros de compra. Antes da pandemia um consumidor ficava em média 90 minutos no shopping e hoje faz suas compras em 30 minutos.

 

Alta do ICMs já impacta nos preços

 

Os associados também comentaram sobre o aumento do ICMs em produtos e combustíveis no varejo. No caso de São Paulo, que concentra boa parte da produção e das vendas no varejo do País, as medidas de elevação dos tributos tornaram as compras mais caras para o consumidor. Apesar do aumento generalizado do ICMs, que impactou em custos mais altos na operação, 53% afirmam que os insumos ou produtos ficaram mais caros, mas não houve repasse para os clientes. Mais de um terço dos associados, 37% relatam que tiveram que repassar os aumentos para os clientes finais, e ainda 10% comentam não terem sido impactados com a alta dos preços nos produtos vendidos. 

“Infelizmente, o empreendedor vem sendo impactado por impostos mais altos sendo, por outro lado, impedido de abrir as portas sem nenhuma compensação financeira. Em alguns casos, houve uma alta elevadíssima no ICMS, e a Alshop tem pedido aos representantes do poder público, especialmente ao Governo de São Paulo, que pelo menos o aumento de imposto seja revogado já que boa parte do varejo está fechada.”, completou Sahyoun.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • https://www.linkedin.com/company/72259547/admin/

Arquivo

A associação afirma que representa mais de 9 mil pontos de vendas no País

Banner_França_-_145x240.jpg
Banner Sicon - vertical.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine