CIDADES

22/7/2020  09:19:12

 

Condomínio do PMCMV no DF ganha energia solar

Por: da Redação

 

A instalação de 82 módulos fotovoltaicos garante a geração média de 3.850kWh/mês, o suficiente para abastecer as áreas comuns do condomínio. Projeto pretende levar a energia também para todos os apartamentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um condomínio do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), iniciativa criada no governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva, exibe, desde o mês de maio, um diferencial interessante. Por decisão do síndico Alex Nunes, confirmada pelos moradores do residencial Vida, Total Ville 402, localizado em Santa Maria, no Distrito Federal, as áreas comuns do condomínio passaram a ser abastecidas por energia solar.

 

Também há uma negociação com o síndico para projeto de instalação de um sistema fotovoltaico que gere energia para as unidades do condomínio, abatendo total ou parcialmente o consumo de energia elétrica dos apartamentos.

 

A empresa responsável pela instalação do sistema nas áreas comuns informou que foram instaladas 82 placas fotovoltaicas, que juntas formam um sistema com 28,7kWp de potência. Em média, são gerados 3.850kWh/mês para abastecer todas as áreas comuns do condomínio. “O resultado é uma economia mensal de mais de R$ 3 mil, que totalizarão mais de R$ 37 mil economizados a cada ano. Além de tudo isso, o condomínio deixará de emitir cerca de 20 mil kg de CO2 por ano, resultado que seria obtido com o equivalente a mais de 500 árvores cultivadas”, destacou Michel Blumenfeld, franqueado da Blue Sol Energia Solar.

 

No caso do condomínio, o investimento foi feito com uma entrada, que já estava disponível no fundo de reserva do residencial, e o valor restante foi dividido em 36 parcelas, com financiamento por instituição financeira. Segundo Blumenfeld, “as parcelas financiadas ficaram mais baixas que o valor economizado mensalmente na conta de luz. Uma grande vantagem”, defendeu.

 

Ainda de acordo com Blumenfeld, a instalação do sistema fotovoltaico no condomínio se tornou, um belo exemplo, “não apenas pela questão sustentável, mas também pela mensagem de que a energia solar está à disposição de todos e é economicamente viável para abastecer a população com energia limpa, além de valorizar o imóvel”, defendeu.

 

A oportunidade de instalar o sistema surgiu logo nos primeiros dias de operação da unidade, inaugurada há pouco menos de um ano. “Um morador do condomínio assistiu à palestra de inauguração da nossa franquia e ficou interessado em ter um sistema funcionando por lá. Participamos de concorrência e ganhamos a oportunidade de instalar os painéis fotovoltaicos”, contou o franqueado.

Divulgação

Também há uma negociação com o síndico para projeto de instalação de um sistema fotovoltaico que gere energia para as unidades do condomínio

Banner_França_-_145x240.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine