top of page

3/4/2025      09:19:19

 

 

Itapema/SC: Residencial com 125 metros tem apartamento por andar
Por: da Redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em construção a 50 metros do mar, o Residencial Palácio Triunfo, na cidade de Itapema/SC, possui torre única de 37 pavimentos e 29 unidades, com apartamento de 270 m² por andar, suítes, varandas, espaço de lazer e garagem. Parceiras no empreendimento estão empresas que atuam na fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing, uma construtora e outra empresa de tecnologia construtiva, que combina sistemas de edificação com estruturas de concreto e perfis de aço galvanizado, na composição da fachada do condomínio.

 

O light steel framing é uma técnica de construção a seco que tem transformado as obras no setor da construção civil em estruturas, consideradas mais sustentáveis e de qualidade superior, destinada a toda a cadeia que compõe a obra.

 

De acordo com Bruno Bassani, diretor da R. Bassani, vários motivos levaram à escolha da técnica de construção na obra do residencial. “Buscamos por sistemas com mais tecnologia e rapidez devido ao cronograma do projeto, pois com a alvenaria, a imprevisibilidade é muito grande. O light steel frame viabiliza uma construção limpa e organizada e utiliza menos recursos de mão de obra, que é escassa atualmente”, afirmou Bassani.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para o executivo da Bassani, a alvenaria gera muitos desperdícios, o que, segundo ele, não acontece com a técnica adotada, “visto que temos total rastreabilidade dos materiais. Além disso, os perfis são produzidos sob medida para cada projeto, com cortes e dimensões exatas, seguindo rigorosamente o planejamento estrutural. Isso reduz perdas e proporciona uma economia significativa”, completou.

 

Além das vantagens em cronograma e custo, o sistema, segundo o executivo, oferece um desempenho superior em conforto para os usuários do empreendimento. 

 

Como vantagens, Bassani citou as fachadas, que garantem resistência ao fogo de até 120 minutos, atendendo às exigências do Corpo de Bombeiros. O isolamento acústico está acima dos níveis estabelecidos pela NBR 15.575, a norma de desempenho da construção civil, proporcionando ambientes mais silenciosos e confortáveis.

 

Já o isolamento térmico é garantido pela inserção de lan de PET dentro das paredes, além das próprias placas cimentícias e drywall, que possuem características naturalmente isolantes. Isso significa, conforme o diretor da Bassani, que além de mais rápido e econômico, o sistema traz benefícios diretos para os moradores, oferecendo maior conforto térmico e acústico em comparação à alvenaria convencional.

 

O empresário ainda citou a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para afirmar que o sistema adotado pela empresa possibilita uma redução de até 30% no tempo de obra quando comparado a métodos tradicionais. “Em relação ao desperdício de materiais, uma obra de alvenaria convencional pode gerar até 20% de perdas, enquanto com o Light Steel Framing esse número cai para cerca de 5% ou menos, segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), defendeu.

 

Combinando os sistemas construtivos

 

O processo de construção do residencial utilizou também o drywall para todas as paredes de vedação da fachada e divisórias internas.

 

Considerando o porte do empreendimento e a alta incidência de ventos na região litorânea, o uso da alvenaria nesta fase da obra demandaria múltiplas etapas adicionais até a sua finalização.

 

Bassani defendeu que com a tecnologia do light steel framing, não há necessidade de outros sistemas, o que reduz custos, otimiza o cronograma e mantém a qualidade da construção, resultando em uma estrutura leve, de alta resistência, durabilidade e desempenho.

 

Por se tratar de um prédio alto em uma área marítima, foi fundamental garantir a resistência dos perfis estruturais à corrosão. Para isso, o projeto adotou perfis de aço galvanizado com 350g de zinco por m² de chapa (Z350), um padrão visto como superior ao convencional (Z275), oferecendo maior resistência à maresia e intempéries. Além disso, a estrutura foi projetada para suportar ventos de até 250 km/h.

Montagem (Divulgação)

Por se tratar de um prédio alto em uma área marítima, foi fundamental garantir a resistência dos perfis estruturais à corrosão

Divulgação

Além das vantagens em cronograma e custo, o sistema, segundo o executivo, oferece um desempenho superior em conforto para os usuários do empreendimento

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner do anunciante Sicon
bottom of page