top of page

18/3/2024      19:57:23

 

 

Entupimento nas tubulações: mitos e verdades com encanamentos

Por: da Redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Presente nas mais diversas construções e na infraestrutura das cidades, o encanamento é um sistema que desempenha um papel diverso e importante. Essa estrutura promove não só o transporte, armazenamento, captação e escoamento de fluidos, mas também atua na manutenção da saúde e bem-estar da população, garantindo a qualidade da água em sistemas de saneamento, por exemplo.

 

A manutenção das tubulações deve ser um ponto de atenção, especialmente, em relação às causas do entupimento dessas estruturas.

 

Para reforçar tais cuidados, Ricardo Faulin, gerente de produtos, que atua no mercado de construção e infraestrutura predial, esclarece mitos e verdades sobre o assunto.

 

Água quente desentope tubulações com gordura

 

Parcialmente verdade. Apesar de água quente ajudar no derretimento de gordura, a alta temperatura pode prejudicar a tubulação e, com o tempo, pode trazer problemas maiores como vazamentos, por exemplo. Além disso, o uso da água quente pode não ser efetivo, pois a gordura derretida em um ponto pode voltar a se solidificar em outro ponto posterior.

 

Como solução caseira, uma alternativa de manutenção é o despejo regular de água morna com detergente nos ralos e pias. Para entupimentos graves, o ideal é contar com o auxílio de serviços especializados.

 

Descarga com água sanitária limpa as tubulações

 

Não é bem assim. A água sanitária é um excelente desinfectante, porém pouco efetivo quando considerado para limpeza de tubos. O seu uso regular é mais recomendado em caixas, ralos e acessórios que acumulam água para evitar a proliferação de microorganismos nocivos e, até mesmo, a criação de mosquito da dengue.

 

Produtos químicos fortes são efetivos

 

Parcialmente verdade. Alguns produtos químicos podem, de fato, contribuir para a desobstrução de tubulações. Porém, podem ser tão agressivos que, além de eliminar o que está interferindo na passagem de água ou esgoto, podem também danificar as tubulações.

 

Borra de café entope a tubulação

 

Verdade. A borra de café descartada na pia pode, com o tempo, agregar e acumular na gordura existente da tubulação e obstruir a passagem da água e esgoto. Em cozinhas residenciais esse processo pode levar mais tempo do que em cozinhas profissionais onde o uso pode ser maior. De qualquer forma, o ideal é que o descarte da borra de café seja direcionado para o lixo, ou outros fins, como em vasos de plantas, por exemplo.

 

A caixa de gordura é o item ideal para não entupir tubulações

 

Verdade. A caixa de gordura é um acessório essencial e indispensável para impedir que resíduos e gorduras que provenientes do uso da pia possam se sedimentar ao longo das tubulações, causando entupimentos.

Arquivo

A manutenção das tubulações deve ser um ponto de atenção, especialmente, em relação às causas do entupimento dessas estruturas

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner Sicon - vertical.jpg
Banner Festa em Papel (135x250).jpg
bottom of page