SEGURANÇA

16/2/2022       09:29:09

 

 

A importância do registro em ata das reuniões de condomínio 

Por: da Redação

 

Documento é um histórico do que aconteceu e é por meio dela que ficam registradas e tomam peso de lei (no âmbito do condomínio) todas as decisões tomadas nas reuniões

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comparecer a uma reunião de condomínio não é um dos programas mais desejados, sobretudo quando ela ocorre nos finais de semana. Apesar disso, este encontro é importante para que todas as decisões sejam tomadas com a concordância da maioria dos moradores e, quando não comparecemos, permitimos que os demais decidam por nós. Tal entendimento é defendido pelo Ceo da Grupaly, Guilherme Barbosa, empresa responsável por um aplicativo (app) criado para facilitar a reunião de pessoas.

 

Quando é impossível estar presente, é fundamental exigir a ata da reunião. O documento é um histórico do que aconteceu e é por meio dele que ficam registradas e tomam peso de lei (no âmbito do condomínio) todas as decisões aprovadas nas reuniões, assim como todos os fatos relevantes que ocorreram durante os encontros, decisões, pontos de discordância e ressalvas. Sem a ata, fica difícil acompanhar as discussões e cobrar providências quando algo não vai como os condôminos esperam.

 

“Regras são criadas em todo lugar - inclusive, nos condomínios - para manter todo o sistema em ordem e evitar futuras discussões desnecessárias”, afirmou Barbosa. Segundo o executivo, a tecnologia pode facilitar a elaboração da ata e até mesmo substituir a reunião de condomínio em si.

 

A empresa defende que o app ajuda na organização dos moradores do prédio, com a possibilidade de levantar pautas sobre os assuntos tratados para a melhor convivência entre os condôminos, apresentar enquetes e criação de eventos.

 

Barbosa aproveitou para elaborar algumas razões para exigir a ata de condomínio. Confira!

 

1 - Registro do que foi discutido

 

A ata de reunião é importante para se ter um registro escrito do que foi discutido, servindo como uma espécie de arquivo. Ela poderá ser consultada sempre que necessário, além de ser uma garantia de que o assunto abordado não será esquecido, o que permite ser utilizada na hora de realizar cobranças por alguma providência.
 

2 - Funciona como documento legal
 

Neste caso, é importante redigi-la com mais rigidez e formalidade, lembrando que, se houver necessidade, ela poderá ser usada em algum caso judicial. Portanto, é preciso colher todas as assinaturas dos presentes, pois elas são fundamentais para a validade da ata como um documento formal.
 

3 - Organização e cobrança dos resultados
 

A importância da ata de reunião se define também como uma aliada para a organização e a cobrança de resultados. Na maior parte das reuniões ou assembleias, as decisões são tomadas e a partir delas surgem ações necessárias. Quanto maior for o grupo envolvido, maior é a necessidade de controle sobre o que foi planejado e discutido. Nessa circunstância, a ata é um grande facilitador, pois registra todas as deliberações, os compromissos e seus executores.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • https://www.linkedin.com/company/72259547/admin/

Arquivo

A importância do registro em ata das reuniões de condomínio (Arquivo).jpg

A ata de reunião é importante para se ter um registro escrito do que foi discutido, servindo como uma espécie de arquivo

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

Banner Sicon - vertical.jpg

PUBLICIDADE

Banner Elev - Gif Animado - Tamanho Site.gif
Banner Festa em Papel (135x250).jpg
Banner_França_-_145x240.jpg

1/2