MUNDO

16/11/2019  22:13:12

 

Ipsos: maioria de brasileiros vê distante o sonho da casa própria

Por: da Redação

 

No Brasil, 61% dizem não ter capacidade para adquirir um imóvel no local onde moram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comprar uma casa é um plano distante para a maioria das pessoas. 58% dos entrevistados pela pesquisa Ipsos Global Advisor sobre acessibilidade imobiliária acreditam não ter capacidade financeira para comprar uma casa em seu mercado local. No Brasil, o índice de pessoas que dizem não ter acesso à compra de seu imóvel é ainda maior: 61%.

 

Segundo o levantamento, os países onde as pessoas mais disseram que suas possibilidades estão fora da faixa de preço do mercado imobiliário local foram Hungria (84%), Japão (83%), Sérvia (81%), Polônia (75%) e Argentina (68%).

 

A pesquisa também traz o recorte de acordo com a renda das famílias e, como esperado, quanto menor a renda, maior o índice de pessoas que responderam não poder bancar a compra de uma casa em seu mercado imobiliário. 67% dos entrevistados de baixa renda familiar responderam não ter possibilidade de comprar imóvel nas regiões onde moram. Entre os de renda familiar média, o índice foi de 59%, e entre os de alta renda, 48%.

 

Os que disseram não poder comprar a casa também foram questionados se eles achavam que esta situação era temporária ou permanente. Nos mercados emergentes, a maioria dos entrevistados respondeu acreditar ser algo passageiro. Peru (80%), Brasil (79%), Argentina (78%), México (75%), Arábia Saudita (73%) e Índia (72%) encabeçam lista dos mais otimistas para o futuro. Na ponta oposta da lista, entre os que menos acham que a situação é passageira, estão Japão (18%), Alemanha (31%), Polônia (31%), Grã-Bretanha (33%) e Hungria (33%).

 

Quando os dados são isolados por faixa etária, os mais novos são os que mais acreditam que a situação é temporária. 65% dos entrevistados com menos de 35 anos, 49% dos entrevistados com idade entre 35 e 49 anos e 33% dos entrevistados com mais de 50 anos acham que podem mudar de situação no futuro.

 

De acordo com os responsáveis pelo levantamento, o estudo online da Ipsos aconteceu entre 20 de setembro e 4 de outubro de 2019, em 29 países, entre eles o Brasil. Foram realizadas 20.448 entrevistas. A margem de erro para o Brasil é de 3,1 pontos percentuais.

 

Sobre a Ipsos

 

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado, presente em 90 países. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades.

 

A empresa também atua nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências.

Ilustração/Magal

Foram realizadas 20.448 entrevistas. A margem de erro para o Brasil é de 3,1 pontos percentuais

PUBLICIDADE

Banner_Santana_-_Serviços_Tercerizados.j
Banner_França_-_145x240.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine