CULTURA E LAZER

26/11/2019  12:45:43

 

Unibes abre MOSTRA de filmes brasileiros com “Benzinho”

Por: da Redação

 

 

 

 

 

 

 

 

Com 20 filmes, entre longas (8) e curtas-metragens (12) – ficção e documentário – começa hoje (26), às 20 horas, em São Paulo, com o patrocínio da Phytoterápica, a MOSTRA X: Brazilian Film Festival, de Consciência Social, na Unibes Cultural e, dia 27, no Cine Matilha. O evento, que é gratuito, está em sua décima edição e já foi apresentado, no início de novembro - de 1 a 15 - nas cidades de Chicago e do meio-oeste dos Estados Unidos. Na capital paulista é a quinta edição do evento - de 26/11 a 8/12 -  e a terceira vez que será exibido na cidade de Indaiatuba - de 5 a 11/12, inclusive, com sessões ao ar livre.

 

 

 

 

 

 

 

 

A abertura da MOSTRA exibirá “Benzinho”, ganhador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Após a exibição do filme de Gustavo Pizzi, haverá um bate-papo com o público. Trata-se da história de uma família que, embora tenha propriedades – a precária casa onde mora, outra em construção no mesmo terreno e uma terceira na praia -, vive em dificuldades. Como protagonistas, o longa traz no elenco Karine Teles (que também é a roteirista do filme), Otávio Müller e Adriana Esteves.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre outras produções, a MOSTRA X também traz, “O Filme da Minha Vida”, de Selton Mello, um drama, interpretado pelo próprio diretor, Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer ,Vincent Cassel, Bia Arantes e a participação de Rolando Boldrin. O filme conta a decepção do filho (JohnnyMassaro), que ao voltar para casa, na serra gaúcha, descobre que Nicolas (Vincent Cassel), seu pai, voltou para França, alegando sentir falta dos amigos e do país de origem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre os documentários, “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, é um dos destaques e revela a trama no Congresso, que levou ao golpe jurídico-parlamentar da presidente Dilma Rousseff. Ainda entre os longas-metragens, o documentário, “Espero Tua (Re)Volta”, de Eliza Capai, trata das manifestações estudantis em 2013 e 2015.

 

Curtas também são destaques

O enigmático curta documentário “Subsolo”, de Sonia Guggisberg, revela para muitos o desconhecido projeto e execução de uma obra subterrânea em plena avenida Paulista. Executada durante a ditadura militar no País, no início da década de 1970, pretendia construir uma via expressa para os veículos. Detalhe, sem qualquer explicação, após metade da obra iniciada, simplesmente, foi abandonada, assim como os valores gastos.

A Seção Curta Documentário apresenta também “O Sonho de Éder”, que ganhou o Troféu Audiência, eleito o melhor filme pelo público na exibição da MOSTRA em Chicago.  O curta conta a história de Eder Aponodepá, jovem estudante de administração da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e indígena umutina. O povo Umutina, dizimado pelos ataques e doenças decorrentes do contato no início do século 20, busca resgatar suas raízes e reconstruir sua cultura, ponto importantíssimo na vida do personagem.

 

Há ainda, na Seção Curta Ficção, a bela e sensível animação de Rosana Urbes, “Guida”, uma doce senhora que trabalha há 30 anos como arquivista no Fórum da cidade e tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural.

UNIBES Cultural - Rua Oscar Freire, 2500, ao lado da Estação Sumaré do Metrô, São Paulo/SP.

Cine Matilha (Matilha Cultural) - Rua Rego Freitas, 542, defronte à Igreja da Consolação, região central de São Paulo/SP.

Divulgação

PUBLICIDADE

Banner_Santana_-_Serviços_Tercerizados.j
Banner_França_-_145x240.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine