CIDADES

15/9/2020  19:39:16

 

Maioria dos idosos no País chefia família com R$ 1.765,79

Por: da Redação

 

Estudo revela também que em plena pandemia apenas 25% dos idosos recebem ajuda para realizar tarefas fora de suas residências

 

Levantamento realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com a Fundação Perseu Abramo mostra que a maioria dos idosos entrevistados no País (63%) chefia suas famílias, enquanto que 17% moram sozinhos e 33% vivem com uma pessoa apenas - em geral o cônjuge, da mesma faixa etária. Quantos aos rendimentos, essa população tem salário médio de R$ 1.765,79. Com esse perfil, muitas vezes o idoso é quem precisa sair de casa para realizar suas atividades cotidianas, compras, serviços bancários etc., ainda que conheça os riscos, durante a pandemia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A segunda edição da Pesquisa Idosos no Brasil traz insights importantes sobre o que é ser idoso no País. Dentre os recortes do estudo, dados sobre renda e moradia chamam a atenção para a condição em que vive essa população hoje, com olhar especial sobre sua exposição ao coronavírus. 

 

Além do risco de contágio, o que ficou ainda mais evidenciado durante a pandemia é o chamado preconceito etário: muitos idosos têm sido alvos frequentes de perseguição. “O garoto que estava do lado, olhou pra menina e disse: não sei o que esse velho tá fazendo aqui, não é ambiente pra ele. E eu muito calmamente falei: desculpe, eu ouvi o comentário que você fez, só que eu sou você amanhã”, conta um dos entrevistados da pesquisa, morador de São Paulo, 62 anos, “tem muita

discriminação e muita falta de respeito”, disse.

 

Sobre a pesquisa

 

A pesquisa foi realizada entre 25 janeiro e 2 março de 2020 e contemplou dois subgrupos: maiores de 60 anos e adultos entre 16 e 59 anos. No total, foram 4.144 entrevistas em 234 municípios urbanos de pequeno, médio e grande portes, distribuídos nas cinco macroregiões do País.

 

A pesquisa lançou um olhar sobre uso da internet, autoimagem, moradia, relações familiares e laços afetivos, sexualidade, percepção da morte e solidão ‒ com ênfase no período de isolamento social.

 

Os idosos e o Sesc São Paulo

 

O Sesc São Paulo, ao longo de mais de meio século de presença no cenário sociocultural, com iniciativa pioneira na cidade e em seguida nacionalmente, de realiza ações voltadas aos idosos. São espaços de convívio, experimentação de linguagens artísticas, trabalho corporal e ações em diferentes campos da cultura, tendo na educação o dispositivo de transformação social.

 

Para dar visibilidade a esse grupo etário, dar conta da realidade presente e antecipar realidades futuras, segundo a instituição, é fundamental desenvolver estudos e sistematizar reflexões e práticas que possibilitem às propostas um diálogo contínuo com seu público prioritário – os velhos – mas, também, com pessoas de outras faixas etárias. Esta interlocução, ainda conforme o Sesc, objetiva ampliar o foco de atuação e discussão sobre a velhice para o processo de envelhecimento.

 

São atendidas nas unidades do Estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.

 

Sobre a Fundação Perseu Abramo

 

Nomeada em homenagem ao jornalista Perseu Abramo, a fundação que leva o seu nome é uma instituição brasileira que “pensa grande”. Foi criada em 5 de maio de 1996 pelo Partido dos Trabalhadores para desenvolver projetos de caráter político-cultural. Desde sua fundação, a fundação segue trabalhando no incentivo à reflexão política e ideológica, promoção de debates, estudos e pesquisas, com a abrangência e a pluralidade de opiniões presentes na realidade brasileira.

Divulgação

A pesquisa foi realizada entre 25 janeiro e 2 março de 2020 e contemplou dois subgrupos: maiores de 60 anos e adultos entre 16 e 59 anos

Banner_França_-_145x240.jpg

Anuncie | Conheça a Folha do Condomínio | Fale Conosco | Cadastre-se
© Copyright 2009. Folha do Condomínio. Todos os direitos reservados
Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Folha do Condomínio OnLine