BEM ESTAR

Banner Gif Elev Finalizado.gif

PUBLICIDADE

9/5/2022     10:23:55

 

 

A falta de estrutura para a recarga dos elétricos nos condomínios

Por: da Redação

 

Os eletrificados, híbridos ou totalmente elétricos, têm ganhado popularidade. Porém, os condomínios do Brasil ainda não tem preparo para recebê-los

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o mercado aquecido e com cada vez mais montadoras aderindo ao modelo elétrico, o Brasil ainda convive com um problema: a falta de estrutura para a eletromobilidade. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2021, as vendas destes veículos, somada aos híbridos e híbridos plug-in, cresceram 77% em relação ao ano anterior, somando 34.990 unidades. Porém, não é em todos os condomínios residenciais que é possível recarregar os veículos.

 

É isso que explicou Ricardo David (foto), sócio-diretor da Elev, empresa que oferece soluções para a eletromobilidade. Para David, esse debate tem que começar a ser feito pensando na demanda atual e na demanda futura, já que “para atender aos proprietários dos veículos elétricos, é necessário uma análise técnica dos condomínios, com o objetivo de instalar carregadores segundo a sua demanda”.

 

O especialista informou que não basta apenas conectar o carro na tomada, como muitos pensam. Principalmente, quando consideramos a voltagem e o valor da eletricidade. Por este motivo, para o carro elétrico ser carregado nos condomínios, o debate deve envolver todos os moradores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Você pode ter carregadores privados, que podem ser solicitados por um morador em específico, ou você pode prestar o serviço de carregamento de forma coletiva. Atualmente, os carregadores mais modernos, além da segurança e do baixo custo de manutenção, também apresentam estatísticas de uso, que podem ser ferramentas úteis no compartilhamento”, afirmou o sócio da Elev.

 

Para David, o conceito é similar ao aplicado em outras áreas comuns, como quadras esportivas e piscinas, em que há um controle de horas, por meio de cronogramas de uso, em que “o proprietário do veículo poderá ter a segurança de carregar seu veículo em casa, e utilizar o carregador para controlar o tempo usado e pagar pelo que ele consumiu”, destacou.

 

Os carros elétricos são cada vez mais procurados, principalmente, com o aumento do preço dos combustíveis fósseis. Com isso, e com o incentivo do governo e do mercado, eles podem se popularizar cada vez mais nos próximos anos.

 

Cartilha

 

“É claro que é necessário um estudo para cada caso. Mas atualmente sabemos que há essa demanda em grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Locais em que os condomínios já discutem o tema e novos empreendimentos já colocam o carregador de carros elétricos como um diferencial na hora da venda de um novo imóvel”, completou empresário.

 

Se as projeções se confirmarem, com cerca de 5% das vagas do condomínio serem voltadas para os eletrificados. David afirmou que pode ser uma solução, mas reiterou que é necessário um estudo técnico de toda a localidade, pois “temos condomínios antigos que, em alguns casos, não têm a estrutura da sua rede elétrica com suficiência para essa nova demanda. Porém, por meio de um especialista, você poderá saber qual a melhor solução para o seu caso”, orientou.

 

Para os moradores, síndicos e proprietários de imóveis que têm dúvidas sobre o tema, a Elev Mobility disponibilizou em seu site uma cartilha gratuita, em forma de e-book, em que dá respostas para os principais questionamentos dos consumidores. Para ler, basta acessar o site.

 

Sobre a empresa

 

Fundada em 2021, a Elev oferece ao mercado soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, desde o aplicativo que indica os eletropostos pelo País, até a implantação de pontos de carregamento elétrico e atuação em Pesquisa e Desenvolvimento.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • https://www.linkedin.com/company/72259547/admin/

Divulgação

A falta de estrutura para a recarga dos elétricos nos condomínios - 533x208 (Divulgação).j

Os carros elétricos são cada vez mais procurados, principalmente, com o aumento do preço dos combustíveis fósseis

Divulgação

Ricardo David, sócio-diretor da Elev (Divulgação).jpg

"... o proprietário do veículo poderá ter a segurança de carregar seu veículo em casa, e utilizar o carregador para controlar o tempo usado e pagar pelo que ele consumiu ...”, destacou David

PUBLICIDADE

Banner Dado 6.jpg
Banner Sicon - vertical.jpg

PUBLICIDADE

Banner Elev - Gif Animado - Tamanho Site.gif
Banner Festa em Papel (135x250).jpg
Banner_França_-_145x240.jpg

1/2